domingo, 9 de maio de 2010

Deveríamos ser mais exigentes connosco...



















Depois de um dia que se iniciou chuvoso e cinzento o
Universo deu de presente este fim de tarde com o culminar
da vitória do Clube Benfiquista
Acredito que até o Universo ficou feliz

Não fiquemos alienados e raciocinemos com o mínimo de sensatez.
Desculpem-me os "doentes" pelo desporto, mais propriamente, o futebol.
Sim...porque os outros desportos duma maneira geral, são os filhos bastardos...ou os parentes pobres.
Mas...porque aqui vim hoje...comentar este tema...passo a explicar o meu ponto de vista.
Se tivermos uma aflição em questão de saúde e não tivermos estacionamento para a nossa viatura... ou levamos multa...ou teremos que arranjar umas massas valentes para alugar um táxi, para podermos transportar esse alguém, que não consegue minimamente chegar pelo seu pé a umas análises, exames médicos, consultas...o que quer que seja.
Mas ... para assistir-se a um jogo de futebol ... veja-se como as ruas ficam atafulhadas de viaturas, até nas curvas... (passo a comentar que os hurros que se fazem ouvir ao longe... só parece os filmes do antigamente, onde aparecem os cristãos a serem atirados às feras, no Coliseu da antiga Roma...), pois é verdade, até mete respeito... tanta emoção reprimida ali dentro...tudo fechado... sinceramente, assusta qualquer um com algum sentido de responsabilidade e que preze e respeite a própria vida.
Sim...porque um jogo de futebol...é tudo menos um divertimento sadio e que sirva para descontrair e para passar um bom bocado... isso já foi...agora, é um jogo de interesses, de poder, de ganhos milionários .
Quando se jogava pelo verdadeiro amor à camisola... dava gosto a quem ia ao futebol divertir-se...passar uma tarde a apoiar o seu clube, a sua camisola... agora... é um verdadeiro atentado à vida ...pois poderá ser. Por incrível que pareça, por questões de segurança ... nem deixam entrar um simples chapéu de chuva... e depois, nem o devolvem à saída!
Pergunto...que "animais humanos" ali estão dentro de um campo a assistir a um jogo que deveria ser para divertir... e que, poderão, eventualmente, usar um objecto para prevenir a chuva para atacar o seu próximo?!!!!!!.
Está visto ...que me desculpem os "doentes" por esta modalidade... mas deveriam reformular tudo o que se passa à volta deste negócio, que passa as marcas em tudo o que é razoável.
Abre-se um telejornal... fala-se de futebol...´com tanto desempregado... mas nisso nem se toca, só falam para dizerem que já estamos a ultrapassar este ou aquele país na percentagem... mas soluções, não aparecem para este estado de coisas serem minimizadas.
Quando se está a entrevistar alguém sobre uma matéria que possa interessar à maioria das pessoas, temas como: a saúde e suas explicações, artes e outros assuntos de cultura geral... o próprio jornalista corta a palavra ... mas se falarem de futebol, o tempo de antena é interminável!
Nada mais tenho a acrescentar...só que os hurros continuam...de um punhado de humanos que mais parecem uns animais ferozes...
Está quase, quase a acabar... e se à última da hora as coisas ainda correm mal?...é melhor nem pensar nisso...
Mas...pelos ruídos o jogo acabou e acharam o campeão... e eu pergunto-me ... campeão do quê???
Não quero que impere o meu egoísmo... há muita gente feliz...pois para esses, os meus parabéns apesar de tudo...sejam todos muito felizes!
Já sabemos que temos assunto para esta semana... mas o país... como vai ficar? visitas, jogos, campeonatos... somos um povo muito pouco exigente consigo próprio...
Entretanto o bulício e a confusão pela noite adentro é tanta... que pergunto: «Qual será o rendimento que amanhã este país vai ter, depois duma noitada desperdiçada?» ... e querem um país produtivo...então, pelo menos, passem estas futeboladas para os dias de Sábado.
SAGRADA FAMÍLIA
Jesus, Maria, José
«Feliz a Família que Ama o Senhor»
«Fiquem atentos, e rezem todo o tempo»
«O Meu alimento, é a Vontade de Deus Pai»
«Saboreai e vede como o Senhor é bom»

12 comentários:

  1. Oi querida Mer
    Estou aqui a rir um pouquinho com seu texto, e pensando como somos parecidas em quase todos os assuntos,.Também me impressiona o tamanho do burburinho em torno de um prazer que nada acrescenta ao País. Aqui no Brasil ainda deve ser pior , porque respira-se futebol e o povo é todo maluco rsrs
    Tenho um filho que nao se contenta em ver da TV , aí enquanto ele nao chega meu coraçao nao se aquieta.
    Gosto de assistir os jogos da Copa do Mundo porque participam outros países e até me emociono com os jogos .Essa Copa o Brasil que já começa mes que vem, vamos jogar com Portugal, vai ser bom de ver rsrs
    Tudo que se faz com moderação é mais agradável e correto, também nao vejo razão pra tanto barulho!! é também muito dinheiro mal empregado.Enfim , estamos mesmo num mundo cada vez mais material, queria ver um barulho grande assim pra louvar a Deus!!
    Uma boa semana ,Mer
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Bom dia
    Nunca entrei num estádio para ver um jogo e por vezes penso que isto não é normal. As massas e as multidões atraem-se mutuamente.
    Nem em casa me sento para assistir na totalidade a um jogo a menos que haja algo mais que torne convidativo podermos ver e falar de outras coisas.
    Penso que o fenómeno do futebol é uma coisa actual e mundial e que muitas vezes é explorado para que as pessoas andem distraídas da realidade em que vivem.
    Para lá do futebol há outros mundos outros negócios e sei lá o que mais. Não tenho nada contra os que vão à bola e gostam de futebol.
    Isso do estacionamento é outra coisa que não entendo, mas também não podemos medir a parte pelo todo.
    A formação geral é que deixa muito a desejar. Desenrasca...Depois pagamos todos pelos excessos de outros.
    O tema daria para uma longa conversa e parece-me que essa poderá acontecer... um dia... quando nos encontrarmos por aí...Quem sabe...
    Obidos ...Peniche...Leiria ou Caldas da Rainha são cidades que merecem ser visitadas todo o ano...

    ResponderEliminar
  3. e o país ficou encarnado de norte a sul!
    é verdade, quer queiramos quer não, mexe sempre com toda a gente e há que festejar, minha querida, desanuviar as tritezas de todos os dias... mas também concordo quedeveria ter sido ao sábado... mas sabes que as emissões televisivas é que mandam nestas coisas!
    outras conversas...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Neste assunto eu concordo com você, os exaeros EXISTEM, nunca me senti atraído em ir aos campos assistir os jogos, ( nem mesmo perla TV ) , nesse ponto não sou brasileiro ( rsrsrsrsr ) - detesto o futebol, gosto de vela ( principalmente as competiçõers oceânicas em que os grandes velejadores atravessam o mundo, e gosto também de corrida de carro ( eu era fã do Emerson Fitipaldi e do Aírton Senna ).
    Querida amiga obrigado pela mensagem, uma ótima semana,
    bjs netunianos

    ps.: espero que tenha tido um feliz domingo de dia das mães

    ResponderEliminar
  5. Que bom... haja alguém com juizo...
    Está tudo... a dar pontapés na bola
    Gostei muito
    Beijinhos
    Utilia

    ResponderEliminar
  6. Faço das palavras da amiga Lis as minhas.

    beijooo.

    ResponderEliminar
  7. Minha querida , concordo com tudo quanto aí está dito.
    Mas para mim, outra coisa me chocou mais ainda: foi ver pessoas a viajar no tejadilho dos autocarros que transportavam as famigeradas claques!!

    Onde está afinal a lei em Portugal? E só alguns é que têm a obrigação de a cumprir?

    Eu até aprecio futebol, mas considero que no nosso país já se está ao nível da idiotia. Até porque não é um desporto!!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Muito bem explanar o seu sentir que é certamente o de muitos que continuam calados... Obrigada por nos mostrar o caminho. Um beijo

    ResponderEliminar
  9. Pois é! o futebol arrasta multidões. pena é que muitos não se saibam comportar dignamente.

    Boa semana

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. *
    Mer
    o Benfica
    transcende os comportamentos,
    ser Benfiquista, é ser o ser !
    (logo não tem explicação)
    quase afirmava, que há silêncios,
    que emitem mais decibéis do que
    os barulhos das papoilas saltitantes !
    ,
    amigáveis conchinhas, deixo,
    ,
    *

    ResponderEliminar
  11. Olá Mer,
    Existem na verdade muitos exageros, mas não é só no futebol, é em muitas situações, sabes que quando a vida se encontra mais pesada as pessoas tem tendência para procurar algo que as compense, umas vão dar os tais "urros" como dizes para aliviar a tensão outros vão para discotecas, outros afogam-se em álcool em droga,alguns buscam a espiritualidade, no fim cada pessoa é única e de acordo com o seu sentir procura algo que lhe faça afastar os fantasmas diários, se está certo ou errado, sei lá amiga, vejo tanta solidão, tanta gente perdida, tanta falta de ânimo, porque não dar aso a deixar que os fantasmas por alguns momentos sejam expurgados, repara como está a lei, vê como está o governo, como a saude vai no nosso país, os jovens sem caminhos para seguir, trabalhos não se vê, o povo está completamente perdido, sem forças,são estes pequenos momentos ilusórios que os faz esquecer as agruras da vida, sei que existem outros caminhos que levam á paz de espírito á tranquilidade mas nem todos buscamos o mesmo caminho pela mesma via

    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Não gosto de nenhum futebol - e nem na Copa do Mundo me distraio.
    Hipnótica e histérica sensação de pertencer a algum grupo, torcida, país.

    ResponderEliminar