quinta-feira, 30 de julho de 2009

Distinguir claramente o fim e os meios…

Amigos e Novos Seguidores ... não deixem de consultar os Pensamentos anteriores, mas ATENÇÃO todos estes Pensamentos são de OMRAAM

Jesus sacia todas as exigências existenciais do ser humano. Quem o aceita como “Pão do Céu” nunca mais terá fome e sede de Deus.

Ouçamos com atenção:
não continueis a viver como vivem os pagãos, cuja inteligência os leva para o nada.
O Senhor disse a Moisés: “Eis que farei chover para vós o pão do céu. O povo sairá diariamente e só recolherá a porção de cada dia a fim de que eu o ponha à prova, para ver se anda ou não na minha lei."

Amigos, comparem as leituras para este próximo Domingo 02Agosto09 e o texto de Omraam que vem a seguir:

Distinguir claramente o fim e os meios...

Estamos a fazer 40 anos em que o homem pisou a 1ª.vez o solo lunar… Vem a propósito toda a leitura abaixo. [E se algum dia eles tivessem meios técnicos suficientes, veríeis o que fariam do sol, da lua ou dos outros planetas!]

Mesmo quando afirmam ter escolhido a vida espiritual, algumas pessoas continuam demasiado ofuscadas por questões materiais: o dinheiro, as posses, o êxito social… E, por essa razão, não podem fazer verdadeiros progressos interiores.
Evidentemente, a questão não está em abandonar a matéria. O homem é um espírito, é certo , mas está encarnado na matéria e necessita dela: precisa de comer, de se vestir, de se abrigar, de trabalhar, e aqueles que recusam a realidade da matéria com o pretexto de que são espíritos, não se manifestam como verdadeiros espiritualistas; levarão uma vida vegetativa e serão um peso para os outros, mais nada.

O verdadeiro espiritualista é aquele que compreendeu como o espírito trabalha sobre a matéria: ele serve-se de tudo o que a Natureza pôs à sua disposição, mas, em vez de o utilizar na satisfação dos seus apetites egoístas, põe-no ao serviço dum ideal superior, para si próprio e para os outros. Infelizmente, ainda não é para este fim que os humanos trabalham; eles chamam tudo a si, procuram acima de tudo o seu interesse, o seu proveito, o seu prazer. Reparai na maneira como eles exploram os animais, as árvores, as montanhas, os rios, o mar… E se algum dia eles tivessem meios técnicos suficientes, veríeis o que fariam do sol, da lua ou dos outros planetas! Para satisfazerem os seus apetites inferiores, estão prontos a sacrificar tudo aquilo de que podem aproveitar-se. Nem hesitariam em utilizar as mais sagradas revelações da Ciência Iniciática; iriam mesmo bater à porta do Senhor para que Ele os ajudasse nos seus negócios, nas suas loucuras. Ora bem, é preciso compreender que ser espiritualista não consiste em orar, meditar e interessar-se pelas ciências esotéricas, mas em ver claramente quais as motivações e os interesses que vos impelem para essas actividades. O essencial é o fim que procurais atingir! Se utilizardes a prece e o poder do pensamento, como tantos livros perigosos recomendam, para satisfazer as vossas cobiças (ter êxito nos negócios, obter o amor de alguém…), estareis a agir como o pior dos materialistas e, em alguns casos, até como um criminoso. O descrente, o ateu que parte pedras para ajudar um desgraçado a construir a sua casa, é um espiritualista mais autêntico do que vós!


Para se ser um verdadeiro espiritualista é preciso ter resolvido duma vez por todas a questão dos fins e dos meios, porque é aí que se originam todas as confusões, todas as ilusões. O que são esses espiritualistas que mobilizam todas as faculdades psíquicas mais preciosas para atingirem os objectivos mais egoístas e terra a terra? E julgais que eles se aperceberam dessa situação? Nem pensar! Eles nunca tiveram tempo para perguntar a si próprios: «Mas como é que eu estou a agir? O que é que eu procuro?»É preciso que alguém venha sacudi-los e perguntar-lhes: « Meu caro, que objectivo é o teu? É o Inferno. E os teus meios? Ora bem, são o Senhor, os anjos, a ciência, a arte, a religião….Sim, todas essas coisas santas, para acabares por cair no Inferno.»

Portanto, agora tudo está claro: o que deve contar para vós é o objectivo, a direcção, a razão pela qual fazeis as coisas; seja comer, respirar, passear, trabalhar, amar ou estudar, fazei-o com o objectivo de consagrar todas as vantagens daí resultantes ao bem do mundo inteiro.

Vejamos, precisamente, o exemplo dos estudos.
Há cada vez mais pessoas que estudam, e durante o máximo de tempo possível, por terem bastantes meios à sua disposição. Mas ao serviço de quem e de quê colocam elas esses conhecimentos? Quantas há que tomam consciência das suas responsabilidades e dizem para si próprias:«Ora bem, com todos estes conhecimentos, tenho mesmo que fazer o bem, tenho que ajudar os outros, não sou só eu que devo beneficiar»? A maioria servir-se-á deles para se pavonear, para enriquecer, para despojar os outros. Muito poucas pensarão que podem servir-se deles para se tornarem benfeitores da humanidade.
(Actualmente o Universo bem quer demonstrar que o “canudo”, ao invés de um ofício, não significa ter trabalho… mas mesmo assim, infelizmente, os humanos não vêem os sinais e não fazem caso. Insistindo nos "canudos" só para terem meios para se suplantarem ao seu semelhante.
O mesmo exemplo se passa com as catástrofes naturais…o homem não vê que tem de mudar de atitude, cuidar melhor da Natureza, amá-la verdadeiramente!).
A vós compete, pois, decidir. Quereis tornar-vos materialistas que se servem dos recursos do espírito para progredir nos seus negócios ou verdadeiros espiritualistas desejosos de pôr as suas qualidades, faculdades e forças, tudo o que possuem, ao serviço do espírito?

Omraam Mikhael Aivanhov
in O Espiritualista na Sociedade

24 comentários:

  1. Vim aqui dizer que gostei do que li.
    e agora sento e...

    Café servido Aqui
    Com carinho e sabedoria
    Café quente e frio
    Café doce e amargo...

    Mas servido com tanto carinho
    E por um amigo
    Acaba por se torna...
    O melhor café do dia...

    Lili Laranjo

    ResponderEliminar
  2. "Distinguir claramente o fim e os meios… "
    Eis o mistério da Vida!E,como isso é importante e a maioria das pessoas fazem calos nos joelhos ,mas não praticam isso..
    Adorei essa reflexão!

    Querido,amanhã inicio o nosso debate lá no meu blog.O tema é Felicidade!Espero por vc!

    beijos

    ResponderEliminar
  3. Penso que você foi perfeita nessa exposição de pensamentos . . . muitos ( e tenho de confessar eu tmbm ! ) vivemos em conflito, o excesso de materialismo é prejudicial, vivemos em uma sociedade completamente materialista e o pior de tudo consumista, o agora ( mesmo que seja uma simples novidade ) é mais importante do que o ocorrido há um minuto atras, se pararmos para pensar, a cada segundo, surge uma novidade ( ainda mais na eletrônica - computadores, aparelhos de som, de TV , telefones, etc, etc, etc, . . . ) o que fazer consumir, consumir, a cada instante, não é possível, por mais dinheiro que se tenha, aí muitos se voltam para o espiritualismo.
    Porém não podemos enfiar cara e coração no espiritual e esquecer, que nosso corpo precisa de alimento, o simples ar que respiramos é matéria, assim sendo, somos matéria, e necesitamos de matéria para estarmos vivos, lembrar do espiritual e que um dia voltaremos a ser completamente espiritual, porém enquanto matéria, manter nosso corpo material suadável, e principalmente, os seres materiais que nos cercam, estarem felizes e resplandecentes pelo simples fato de estarem ao nosso lado.
    gostei muito desta postagem, não sei se me fiz entender . . . .

    As novas mudanças ficaram ótimas ( a música funciona e dá um toque especial em uma página especial como a sua )

    beijos netunianos como sempre

    ResponderEliminar
  4. Retiro do Áden
    ser palhaço é uma arte divina conseguem pôr felicidade no coração dos que às vezes não a têmm..
    para ti
    um beijo grande

    ResponderEliminar
  5. Querida Mer,

    Hoje só para deixar um beijinho com muita luz. Virei ler o teu post e comentar com mais tempo.
    Fica na paz dos anjos e que eles te protejam

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito do teu blogger, você tem lindas fotos.
    Abraços e um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. Amiga Mer,
    Estive a ler o seu texto! Muito rico em conteúdo e profundamente verdadeiro e actual em tudo o que contém!
    O problema da actual sociedade é precisamente agir egoisticamente prescindindo de uma vida espiritual que a poderia conduzir a uma vivência mais digna, de que todos beneficiaríamos fazendo-nos sentir com certeza mais confortados e amados, enfim...mais felizes e até com mais capacidade para interagir com os nosso amigos.
    Um grande beijinho com muita amizade.
    P.S. Dou-lhe os meus Parabéns. O Retiro do Éden está um verdadeiro jardim...Fotos lindas e esses seus jardins interiores e recantos maravilhosos, muito inspiradores

    ResponderEliminar
  8. "Que seja eterna a vitória dos seus dias,
    mesmo quando eles lhe derem

    a impressão de fracasso.
    E nunca se esqueça que atrás das nuvens

    sempre existirá sol."

    Bom domingo
    beijos

    ResponderEliminar
  9. Lhe agradeço o carinho e atenção.
    Não desmanche esta página não, ela é interessante e atrativa, agora ainda mais com a música favorita minha, rsrsrsrs,

    gosto muito do teu país e do povo português que tmbm é nosso povo, afinal vcs colonizaram o meu Brasil não é ?

    ótimo fim de semana,
    bjs netunianos

    ResponderEliminar
  10. Não é nada fácil neste mundo tão pesado em que o materialismo impera agúem se virar para a espiritualidade, e por vários motivos, o trabalho quando se o tem uma grande parte do tempo é gasto em viagens
    e no mesmo, os filhos, a casa a vida familiar enfim quase nem tempo há para fazer algo que se gosta para descontrair um pouco do corre corre diário,assim a maior parte de nós nem pensa na espiritualidade, depois temos outras pessoas que se prendem à parte esotérica que nada tem de espiritualidade, mas de descoberta de algumas coisas diferentes ao que estamos habituados a lidar e isso até é giro diferente, mas continuamos sem entrar na parte espiritual, Jesus o Cristo dizia que o caminho é estreito e só quem tem a inocência das crianças o pode fazer, pois de verdade é um caminho tortuoso é a descoberta interna do que somos o que nos impele para determinados caminhos, por que razão o fazemos e para isso temos de entender e aceitar que somos pessoas cheias de defeitos, que tudo o que nos acontece não é culpa dos outros mas nossa, pois somos nós que escolhemos os caminhos e esses levam-nos a outros então as decisões que tomamos as pessoas com que nos cercamos é responsabilidade nossa, o que fazemos o que pensamos é responsabilidade nossa, depois temos ainda o karma desta e de vidas anteriores para moldar a nossa vida, só quando entendemos e aceitamos as nossas fragilidades estamos prontos para iniciar essa procura interior que deve de ser fortalecida pelo amor ao próximo e pelo perdão.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Oi amiga, não tem sido falta de tempo mas dificuldade em deixar mensagens aqui, espero que esta fique, abre sempre uma janela que diz que a internet não encontra o blog e cai mesmo. Beijão

    ResponderEliminar
  12. Li este extenso texto mas muito interessante. Entendo que tem havido uma grande evolução na ciência, comparando os dias de hoje com há 40 anos atrás quando o homem chegou à Lua. Infelizmente muita coisa que se descobriu não foi só para o bem da humanidade.
    Tenho a certeza que muitos se pudessem descobriam um meio de obter tudo o que lhe desse prazer, porque só pensam no seu bem estar e outros até "iriam mesmo bater à porta do Senhor para que Ele os ajudasse", conforme foi citado no texto.
    Vivemos num Mundo materialista onde a maior parte das pessoas só pensa em "ter tudo", vivendo sempre insatisfeitos, penso que todos sabemos e não vale a pena estar aqui a repetir.
    Cabe-nos escolher o que nos faz bem ao espírito. Deixei há muito de dar valor a determinadas coisas que antigamente dava e a tentar viver uma vida na verdade, a saber respeitar todos independentemente da forma de pensarem, sendo por vezes difícil manter o diálogo.
    Temos que ter uma força enorme para não nos deixarmos iludir por ideias que nos querem incutir e saber optar pelo que está certo que é o caminho da verdade, Esse caminho é Jesus, Ele é o caminho a verdade e a vida.
    Querida Mer, obrigada pelo teu carinho e aproveito para te desejar um resto de Domingo repleto de paz e de amor.
    Um grande beijinho,
    Ana Paula

    ResponderEliminar
  13. Mer, lendo o seu texto embalada pela musiquinha ótima , entendi o quanto devemos nos afastar do fútil,procurando a essencia da nossa passagem por aqui,tornando nosso mundo mais harmonioso sem querer desafiar a natureza ,amando nosso proximo como Deus nos amou , sem criar laços com coisas materiais.
    Adorei o texto, continue partilhando do seu coração que é tao grande e lindo! Obrigada por me proporcionar um domingo feliz Abraços

    ResponderEliminar
  14. Olá Amiga Mer!

    Gostei imenso do teu texto, tudo o que escreves dá para reflectirmos no nosso dia dia,porque muitas veses e inconscientemente prticamos erros que muitos de nós criticamos.

    É muito bom ler-te e reflectir.

    Obrigada!

    Bjinhos

    Céci

    ResponderEliminar
  15. A minha irmã é espiritualista

    e diz que eu também sou...

    Mas eu não sei...

    ResponderEliminar
  16. Tudo está intimamente relacionado ao amor. Com o amor conseguimos ir, sem ele...
    Cadinho RoCo

    ResponderEliminar
  17. Querida Mer,

    Começo por comentar:

    O Senhor disse a Moisés: “Eis que farei chover para vós o pão do céu. O povo sairá diariamente e só recolherá a porção de cada dia a fim de que eu o ponha à prova, para ver se anda ou não na minha lei."

    A minha interpretação a estas sábias palavras dá-me força para continuar o meu caminho...
    Assim eu sinto que Jesus disse: não se preocupem com o dia de amanhã pois todos os dias vos darei o essencial para viverem. Não é necessário que guardem e acumulem aquilo que vos dou pois todos os dias estarei presente e saciando a vossa fome.

    Sinto que se esta lei fosse cumprida haveria muito menos ambição, menos inveja, menos cobiça e mais abundância para todos. O Universo tem abundância para todos os seres que nela habitam a questão é que uns chegam primeiro e comem e guardam tudo, não se lembrando que outros esperam colher alguma coisa....

    Depois a questão de se ser espiritual e dos que se julguem e não são e dos que são e não sabem.

    Todos temos um grande poder dentro de nós, uma grande força e uma grande luz. Alguns têm consciência disso e sentem-se merecedores, outros continuam a pensar que são apenas carne e ossos, outros já sentem que são, vivem como sendo....mas têm medo de dizer isso, porque não se sentem merecedores.
    O verdadeiro espiritual é aquele que, todos os dias se levanta com vontade de celebrar a vida, de ver em cada coisa que surge no seu caminho uma forma de experimentar, de transformar e de aprender a ser mais feliz. Ser espiritual é olhar e ver a beleza em tudo o que o rodeia, acreditar que nasceu para ser feliz e não desistir nunca de continuar o seu caminho , continuar a sonhar e nunca perdendo a Fé.
    Ser-se espiritual não é fácil, pois tem de viver de acordo com o que o coração lhe diz, seguindo a sua intuição, pondo em prática tudo o que vai aprendendo sem medo de voltar a fazer novas escolhas. Seguir um caminho espiritual é encontrar o equilíbrio entre a matéria e o espírito e não se esquecer que está a viver na Terra por isso com necessidades físicas que tem de satisfazer.
    Não precisa de ser pobre, desgraçado e infeliz para viver de uma forma espiritual. Deus é abundância devemos é não desejar mais do que necessitamos para nós, nossa família e ajuda ao próximo.
    Acredito que viver a vida com amor por tudo que é ser vivo, ser alegre, prestando um serviço aos outros (pode apenas ser com uma palavra ou com um sorriso...não é só a nível material), agradecendo, tendo compaixão pelo seu semelhante, cuidar da sua beleza exterior e interior, dedicar uns simples minutos é fazer uma reflexão sobre como fazer novas e melhores escolhas, preservar a natureza e agradecer pelo que nos oferece,libertar-se do ego, respeitar-se a si próprio e aos outros(deixando de)controlar encontraria a sua paz e daria o seu contributo para aumentar a paz no Mundo. Ser espiritual é não ter medo de caminhar e fazer qualquer coisa para mudar, encontrando assim o seu equilíbrio.

    Abraço cheio de luz e carinho

    ResponderEliminar
  18. Foi bonito passear por este retiro onde as palavras são um presente dos Deuses...
    obrigado
    Chris

    ResponderEliminar
  19. Depois do meu poema cansaço deixo este do meu livro"Salpicos de cá e de lá"...pag 50 e contra capa é para fazer uma pequena reflexão...

    MININO"


    Minino...Minino preto...
    Minino de rua...
    Minino roto...
    Minino que brinca...
    Na água do charco...
    Minino que às vezes...
    Tem fome...

    Mas...
    Minino que ri...
    porque...
    Tem beijo...
    Tem amor...
    Tem...
    Pai e Mãe...Ali...
    E fica a pensar...

    Eu...
    Minino preto...
    Tem pouco...
    Mas...
    Tem muito...
    Eu "sabe" rir...
    Olho...
    Ali...

    O branco...
    Que corre...
    Que não pára...
    Para ter muito...
    Mas...
    Que não ri...
    Não sabe rir...
    E tem...tudo...
    Eu...

    Minino preto
    não tenho nada...
    Mas tenho tudo...
    Fecho os olhos...
    E espero "ficà" grande...
    Mas quero ...
    Continuar a rir..
    E ter...
    O mundo...
    Dentro da mão...


    LILI LARANJO

    ResponderEliminar
  20. Passando para de desejar uma semana linda com muita saude e amor.
    Abraços

    ResponderEliminar
  21. Uma semana linda para ti ((*_*))

    Bjinhos

    Céci

    ResponderEliminar
  22. Retiro do Éden

    A natureza é Deus...
    é bom saber olhareapreciar

    Um beijo

    ResponderEliminar
  23. Para se ser um verdadeiro espiritualista é preciso tanta coisa. E são muitas as questões sem soluções. Obrigado pela visita ao meu blog. Parabéns pelas postagens. Abr

    ResponderEliminar
  24. muito bom dá uma olhada no meu blog tambem http://asccristo.blogspot.com/

    ResponderEliminar