sexta-feira, 24 de julho de 2009

“Este é o dia que fez o SENHOR; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele”.

Amigos e Novos Seguidores ... não deixem de consultar os Pensamentos anteriores.

Inspirar, expirar ... Inspirar, expirar... Há que saber que a respiração diz respeito a todas as manifestações da vida espiritual. A meditação é uma respiração, a oração é uma respiração, o êxtase é uma respiração: toda a comunicação com o Céu é uma respiração. A respiração revela a intensidade da troca. Quando comunicais com o Céu, respirais profundamente, como se abraçásseis o ser que amais...

Está escrito no Génesis que Deus formou o homem do pó da terra. Foi deste modo que se traduziu a palavra hebraica “aphar”. Mas o verdadeiro sentido da palavra “aphar” é cinza. Traduzir por pó ou por cinza não é a mesma coisa. Se Deus formou o homem a partir da cinza, isso subentende que antes algo havia sido queimado e que, portanto, foi uma matéria queimada que serviu para formar o homem.

Imagem tirada da net.
Depois, é dito: «Deus insuflou nas suas narinas um sopro de vida e o homem tornou-se um ser vivo. » A vida do homem começou, pois, por uma respiração, por um sopro, o sopro dado por Deus. Para todo o ser humano, a vida começa pela respiração, pela primeira inspiração.
Quando uma criança nasce, o que ela deve começar por fazer para se tornar um habitante desta terra é uma inspiração; ela abre a boquinha, grita e todos rejubilam, pensando:«Pronto, está vivo!»...

Imagem tirada da net.

.... É graças à primeira inspiração que os pulmões se enchem de ar, começam a funcionar e desencadeiam a vida. E anos e anos mais tarde, quando se diz de alguém que deu o último suspiro, toda a gente compreende que essa pessoa morreu. A respiração é o começo e o fim. A vida começa por uma inspiração e termina com uma expiração.
Os pulmões compõem-se de várias regiões: uma é comparável á boca, outra ao estômago, mas com uma inversão de cima para baixo.

A vida é o maior dos mistérios. Quantos pensadores e pesquisadores não têm trabalhado para o elucidar!
Na realidade, todo o mistério da vida está contido na respiração. Mas a vida não está no ar em si mesmo, nem no facto de se respirar. Ela provém de um elemento superior ao ar e para o qual este é um alimento: o fogo. Sim, a vida encontra-se no fogo, no calor, e o ar tem por função manter o fogo. A vida encontra-se no coração, é o coração que a contém como um fogo, e os pulmões são como que o fole que aviva continuamente o fogo. A origem, a causa primeira da vida, é, pois, o fogo, e o ar, que é seu irmão, mantém-no e vivifica-o. Com a última expiração, o fogo extingue-se, o último suspiro extingue-se, o último suspiro extingue o fogo.

Os pulmões compõem-se de várias regiões: uma é comparável à boca, outra ao estômago, mas com uma inversão de cima para baixo.
Aliás, observai os pulmões: não se assemelham eles a uma árvore invertida, com o tronco, os ramos e as “folhas”, os alvéolos, em baixo? Por intermédio das suas folhas, a árvore faz trocas com a atmosfera gasosa exterior, ao passo que os pulmões deixam o ar penetrar neles “pelo tronco e pelos ramos”.
Vale, pois, a pena atentarmos no processo da respiração para reflectirmos, para compreendermos que a base da nossa existência reside nele, no ar, e exercitarmo-nos a fim de que ele se efectue cada vez melhor. Na maior parte dos humanos este processo está entravado, diminuído ou envenenado. Por isso eles devem aprender a trabalhar com o ar a fim de animarem, purificarem e intensificarem a vida neles.

Para nos fazer compreender melhor a importância da respiração, o Mestre Peter Deunov recordou-nos um dia o episódio bíblico do combate de Jacob com o Anjo. Este, após ter vencido Jacob, disse-lhe: «Deixa-me ir, pois a aurora está a despontar.» Mas Jacob respondeu: «Só Te deixarei ir quando me tiveres abençoado.» E o Mestre explicou: «Ora bem, vós deveis fazer a mesma coisa com o ar: recebei-o, enchei com ele os vossos pulmões e não o deiteis fora enquanto ele não vos tiver concedido todos os benefícios que transporta»… Vós pensais que foi uma violência da parte de Jacob? Não, é uma atitude de zelo, um ardor espiritual, e nós devemos fazer a mesma coisa. Enquanto o ar não tiver dado todas as bênçãos que contém, não deveis deixá-lo sair. É o segredo da plenitude.

Se tiverdes que tomar um medicamento, ele agirá muito melhor sobre vós se, ao absorvê-lo, fizerdes intervir também a respiração profunda e consciente.
A única criatura na terra capaz de respirar conscientemente, pelo menos por enquanto, é o ser humano: por isso se diz que o homem é uma alma viva. Tende consciência, pois, de que, ao respirardes, vós absorveis a vida divina.

A inspiração e a expiração, estes dois movimentos de fluxo e de refluxo que enchem e esvaziam alternadamente os nossos pulmões, são o que nos faz viver. É uma lei universal: na Natureza, tudo respira, os animais, as plantas e até a terra. Sim, porque a terra é viva, também ela tem necessidade de inspirar e de expirar. É claro que ela não faz, como nós, dezoito respirações por minuto, o seu ritmo estende-se ao longo de muitos anos, por isso é imperceptível. .

É uma lei universal: na Natureza, tudo respira, os animais, as plantas e até a terra. Sim, porque a terra é viva, também ela tem necessidade de inspirar e de expirar....

... na Natureza, tudo respira, os animais, as plantas e até a terra.

Imagem tirada da net.
Mas também ela se dilata e se contrai, as suas dimensões nunca são exactamente as mesmas, e talvez seja por causa das suas dilatações e das suas contracções que se produzem rupturas, erupções vulcânicas e muitos outros fenómenos.
Observai as árvores: elas não têm pulmões, nem estômago, nem fígado, nem intestino, no entanto respiram, alimentam-se, assimilam e reproduzem-se… E muitas vezes vivem durante muito mais tempo do que o homem! Elas resistem às intempéries, dão flores e frutos perfumados. Ao passo que o homem, apesar de toda a sua inteligência, é tão frágil que uma coisa de nada pode destruí-lo.

Tudo respira, as árvores, os oceanos e até as pedras. «Mas — direis vós ­— não se pode conceber este fenómeno da respiração sem os pulmões.» Porque não?




...A vida não necessita forçosamente dos mesmos órgãos para assegurar as mesmas funções...

A terra é viva, respira, e as estrelas também respiram. Sim, elas inspiram e expiram, a sua respiração chega até nós e nós sentimo-la sob a forma de influências...

Nós estamos rodeados de agentes mágicos: a água, o ar, o fogo, a terra…Deus depositou poderes extraordinários nestes elementos e cabe-nos a nós aprender a utilizá-los.

«Inspirar, expirar..., Inspirar, expirar...
Este movimento de fluxo e de refluxo é a chave de todos os ritmos do Universo.
Procurando torná-lo consciente em vós mesmos, entrais na harmonia cósmica e, pouco a pouco, sentis a vossa respiração fundir-se na respiração de Deus.»
Omraam Mikhael Aivanhov

25 comentários:

  1. Concordo com tudo!
    Fazemos parte de um Todo criado com muito Amor, para que deixemos de utilizar um dom que nos foi dado.É verdade que tudo respira! Até as estrelas...e eu que tanto gosto de as ver respirar no céu infinito em citilantes namoros...

    Gostei muito.

    Um beijinho cheio de Pó de Estrela

    ResponderEliminar
  2. Retiro do èden

    Fico triste pela dificuldade em entrar aqui... Será do computador'

    espero que seja

    Gostei muito de passar por aqui e digo-lhe que entro normalmente. obrigada pelo selo


    Um beijo

    +++++++++++

    OLHOS CLAROS


    Olhos...
    Claros...
    E grandes...
    tudo vêm...
    tudo olham...
    E são...
    O que ás vezes...
    Não dá jeito nenhum...
    Porque...
    Ao olhar...
    Acabam por falar...
    E dizem...
    o que eu quero calar!...



    Lili Laranjo

    ResponderEliminar
  3. Muito interessante o texto , no nosso dia a dia nao reaparamos o que nos move - esse ar que inspiramos e que sem ele nao viveremos . Gostei da comparação do nascer por um sopro e morrermos ao último suspiro. Somos frágeis diante de tamanha grandeza do nosso Criador! obrigada pela lição!
    Uma semana na presença de Deus. Bjs

    ResponderEliminar
  4. ola passei para te desejar um bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Retiro do Eden,

    Lindíssimo e verdadeiro pensamento.

    Os antigos egípcios produziram 7 lei universais, todas elas ainda hoje aplicáveis. Um delas, a Lei da Vibração, diz o que este texto disse, embora por outras palavras, naturalmente. Tudo
    vibra, o que muda é o ritmo de cada vivração.

    Respira a Terra Captando o anidrido carbónico e libertando o oxigénio), a Lua (influenciando as marés), até o Universo inteiro. O Big Bang dos cientistas não é mais do que a respiração do Unviverso. Segundo esta teoria, no incío toda a energia e matéria estavam contidas num único poto, numa singularidade. Deu-se a enerme explosão (Big Bang) e toda a matéria foi projectada, literlmente, em todas as direcções. E deu-se início a um período de expansão. Segundo os cientistas é ainda a fase em que se encontra o Universo. Seguir-se-á um período de contracção em que toda a matéria se voltará a reunir num só ponto, dando incío ao colapso de tudo o que existe (planetas, estrelas, galáxias, poeiras interestelares, etc)para que tudo se resuma à singularidade inicial.

    Ou seja, parece uma respiração (Expiração=Big Bang / Inspiração=Big Crunch).

    Os Indus chamam a este processo O RESPIRAR DE BRAMAN. Ao período em que tudo está contido na tal singularidade PRALAIA e ao período em que tudo está manifestado MANVANTARA

    Um grande abraço e bom fim de semana

    José António

    ResponderEliminar
  6. Olá Bom Dia Mer!
    Li este texto fantástico muitíssimo bem ilustrado com estas imagens, que não importa que tenham sido tiradas da Internet, são muito elucidativas para ajudar a entender o sentido do mesmo.
    Foi um assunto que me fez pensar muito quando em Novembro e Dezembro de 2004 (estive no fio da navalha) como se costuma dizer, mas ELE ajudou-me a superar e a poder estar aqui neste momento.
    Perto de mim estavam doentes que tinham sido submetidas a intervenções cirurgicas, uma das quais respirava com muita dificuldade porque tinha sido operada a um tumor na garganta e outra apenas pela boca (tinha ficado sem nariz). Na altura também não estava bem, apesar dos tubos que me alimentavam pelo nariz, conseguia respirar normalmente e podes não acreditar mas deixei de pensar em mim e passei a observar aquelas meigas e pacientes amigas (muito mais velhas do que eu) até perdi o sono, porque estava sempre atenta à respiração delas.
    Ambas superaram, soube mais tarde por familiares. Marcou-me muito conhecer aquelas senhoras lindas com perto de 80 anos, porque nunca se queixavam e podes não acreditar mas preocupavam-se muito comigo.
    Eramos visitadas por um Frade Italiano de Pádua, que orava, mas nunca por nós, citava nas orações, aquelas mães que estavam lá e que tinham bebés ainda pequenos e que precisavam delas.
    A oração conforta-nos foi o que passei a entender quando orava, porque ela ajuda-nos a superar esses momentos menos bons da nossa vida.
    Agora perdi-me com a conversa e deixei o tema principal que aqui deixaste e que é muito pertinente.
    Resume-se mesmo como foi dito: Inspiramos quando nascemos e expiramos quando morremos.
    Mas como "hoje" é o dia do SENHOR, alegremo-nos e mesmo que surjam adversidades, vamos pedir-lhe para nos ajudar a ultrapassa-las, para te dizer também que é a minha forma de pensar já há muito tempo. Quero viver o dia de hoje e para mim é uma benção cada dia que RESPIRO.
    Quanto ao teu "Príncipe" que já não vês há muito tempo, tem fé amiga! Desejo muito que ele esteja bem, com muita saúde e feliz.
    Os meus dois estão bem felizmente e a minha pequenina com 15 dias está uma Princesinha muito bonita e que me faz muito feliz.
    Só devo regressar a Aveiro na próxima Quinta-feira, se tudo correr bem vou ficar por aqui com eles, depois em Agosto estão a pensar irem eles para a minha casa. Vamos vivendo um dia de cada vez como se costuma dizer, não é amiga?
    Desejo-te um dia do Senhor muito feliz, um grande beijinho no teu coração~,
    Ana Paula

    ResponderEliminar
  7. Pranayama é um modo de expandir o Sukshma Prana no qual você não tem acesso direto. Prana é um energia invisivel e sutil. Ela é a força vital que preserva o corpo. Ela é o fator que conecta o corpo a mente. Ela é a ligação entre corpo e mente. O corpo é a mente não tem conecções diretas.
    Prana não é Svasa. O ar aspirado dentro dos seus pulmões não é prana. Ele é chamado de Svasa Vayu. Svasa-Prasvasa, inalação e exalação, do ar. Mas então, por que ele é regulado pela inspiração e expiração dos pulmões que se dá o nome de Pranayama, quando eles não se constituem de prana e apenas de Svasa Vayu? O processo de regular a respiração é chamado de Pranayama, porque ele é o unico caminho de conseguir o controle do sobre a força vital sutil que existe dentro do prana."
    Tirado da net

    O prana é vida, o respirar é vida, damos o primeiro sopro ao nascer e o ultimo ao desencarnar.

    Existem exercícios de pranayama para fazer fluir o prana essa energia subtil dento de nós.

    beijinhos ternos

    ResponderEliminar
  8. ____________________________________________


    ...sim! A respiração é o próprio ato da vida... Se cessa a respiração, cessa a vida.
    Sou instrutora de Yoga e bem sei a diferença que tem sobre nós, uma respiração profunda e completa...


    Gostei muito do seu texto!


    Beijos de luz e o meu carinho...


    ______________________________________________

    ResponderEliminar
  9. Tristezas já chegam, cá para os meus lados.

    Aqui sente-se o cheiro a VIDA, RESPIRAR, AR, PULMÕES.

    A crise bateu à minha porta ontem e uma carta p/Desemprego está aqui à espera de 2ª feira ir entregá-la ao Centro de Emprego.
    Enfim...a vida tem destas coisas!!!

    Neste momento ainda me encontro em convalescença da pneumonia, por isso quase nem posso brincar c/os netos, nem passear, nem fazer arrumações e limpezas de Verão, enfim...há que ter paciência.
    Atenção: não quero ser a "coitadinha" pois algumas pessoas depois de lerem que estou doente, reagem muito mal, com comentários mesmo desagradáveis.

    O meu ultimo post tem a ver com o "MAU" que existe na Blogosfera, fico triste. Mas a vida é assim!

    Deixo um beijo e votos de óptimas semanas de Verão.
    MUITO OBRIGADO PELAS SIMPÁTICAS PALAVRAS QUE DEIXA NO MEU CANTINHO.

    ResponderEliminar
  10. Belo tema!
    "Respira fundo!", dizemos a nós mesmos quando queremos coragem. E já notou como a respiração engasga ou fica presa quando vem o medo? Pela respiração a gente conhece o sono de alguém – se é lenta e profunda, a pessoa está calma; se está ofegante, sem ritmo, algo incomoda. O que fazemos quando queremos passar despercebidos? Prendemos a respiração. Quando aguardamos uma resposta importante, também. E, assim que a coisa se resolve, respiramos aliviados. E quando a gente morre de saudades, ou desanima? Suspira – deixa sair ali, expirando, soltando uma coisa que parece estar presa no peito. E quando dá uma boa risada, não é, um monte de ar que sai? Ra Ra Ra Ra Ra, olha só como a barriga encolhe na gargalhada – ou no choro, já que chorar também é deixar sair, e quanto mais profundo o choro mais a gente expira. (Sabia que a composição química das lágrimas muda conforme a razão do choro?)
    Obrigada pela visita.
    Vc percebeu que lá tenho 2 blogs.No "DEBATE" é que vamos nos encontrar em agosto,viu?
    Beijão

    ResponderEliminar
  11. Belas fotos acompanhadas de bons textos e frases, e quem sabe poesia\arte. A natureza é a arte suprema, é o acto creativo mais sublime e maravilhoso. Paz.

    ResponderEliminar
  12. olá, estou aqui para conhecê-los. Diferente e interessante. Mesmo que um pouco enigmáticos, desculpem, mas gostaria de saber mais de vocês. Como vcs sugeriram estou lendo tudo o que aqui está postado.
    Abçs e ótimo fim de semana
    Adriana

    ResponderEliminar
  13. Querida Mer,

    Um post longo, cheio de ensinamentos e ilustrações que nos faz pensar como nasceu a vida e como tudo funciona.
    Resumindo o teu post: a verdade é que tudo que inspira e expira está vivo e mantém-se vivo sempre que souber inspirar e expirar, apesar de ter ou não ter pulmões. Essa é a energia da vida, aquela que nos mantém vivo o corpo, já que a alma nunca morre, enquanto o nosso corpo tiver forças para guarda a essência da vida.
    É o espírito que vive uma experiência humana e não o contrário.
    Eu gosto da comparação que ouvi contar uma vez: A nossa alma é como um motor de um automóvel, que o faz andar e circular enquanto a carroçaria está em forma. Um dia o automóvel tem um acidente, esmurra-se e vai para arranjar. Nesse período o motor descansa mas continua pronto a funcionar, mal o carro esteja pronto. Mais tarde volta a ter um acidente e não tem mais conserto …então esse motor vai ter de ser transferido para uma outra carroçaria e aí ele continua a trabalhar.
    No ser humano é a mesma coisa, quando o corpo adoece e não tem mais como reaver a saúde a energia que habita nele regressa às origens e aí, acredito eu! volta ou não num outro corpo para concluir a sua missão.
    Por isso é que Meditar, fazer exercício (como ex. Yoga) é tão importante. A respiração é essencial à vida e cada ser vivo que habita a Terr procura a melhor forma para alimentar o seu corpo e estar cá o maior tempo possível.
    Mas uma renovação é sempre preciso fazer-se e por isso devemos aceitar o nascimento e a morte do ser humano e de todos os seres vivos com a mesma alegria.
    Que a tua fé continue, deixando que o teu caminho se torne mais leve e feliz.
    Um grande abraço com muita luz e amor

    ResponderEliminar
  14. Estava a ler o teu texto, e a pensar para mim, isto é mesmo assim de facto.

    Mas temos pouca consciência destas coisas no nosso dia-a-dia, não damos valor, não olhamos com olhos de ver, e talvez por isso o mundo está como está.
    Obrigada por este texto tão pormenorizado nos mostraste.

    Bjinhos

    Céci

    ResponderEliminar
  15. interessante este texto pelo conteúdo cheio de interesse verdadeiro e real, aliás, a razão de se estar vivo, respirando...pena que cada vez haja menos motivação para diminuir a poluição...
    bom trabalho, mer!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Muito bom o texto, aliás uma ótima postagem com tema muito importante para humanidade. Abraços

    ResponderEliminar
  17. OLá, bom dia!

    Registei com agrado, todas essas indicações e conhecimentos úteis.

    Bem haja!

    ResponderEliminar
  18. Ola,
    Muito interessante o texto. Bom demais.

    É muito bom ler seus comentarios, textos. Vc é uma pessoa muito sabia.

    Tenha uma ótima semana,
    abraçooooooosss

    ResponderEliminar
  19. Olá Mer!
    Estive a ler os comentários e cada um tem a sua opinião no entanto todos concordam que o acto de Respirar significa VIDA.
    Esta vida é complexa não é Mer? Fiquei a pensar no SMS que mandaste e não obtiveste resposta, as saudades do vosso menino são muitas e penso que não custava nada responder para vos tranquilizar.
    Mas nem todos somos iguais, infelizmente. Começa logo pela família que se afastam uns dos outros.
    Mas tem fé amiga e vai insistindo, nunca desistas mesmo que te custe, ELE reconhece os que sofrem, porque nem só existe a dor das doenças, há por vezes outras "dores" bem piores.
    Quanto a não conseguires ver esta mensagem penso que deve haver um "spam" que esteja a interferir, já me aconteceu, depois ao adicionar a seguinte ficou tudo normal. Mas se verificares que não consegues ver os comentários, vais ter que ir em editar e verificar se existem esses "spans" e "div" podes eliminar essas palavras mas na parte do texto e não onde se adicionam as imagens, depois voltas a editar e não perdes informação nenhuma.
    Desejo-te uma noite muito tranquila.
    Beijinhos muito grandes,
    Ana Paula

    ResponderEliminar
  20. Amiga Mer,
    Espero que esteja óptima. Estou aos poucos a fazer as minhas visitas aos amigos da blogosfera!
    Hoje passo para cumprimentá-la e agradecer o seu comentário no meu cantinho.
    Amanhã lerei o seu texto que é muito interessante e se Deus quiser aqui deixarei as minhas impressões!
    Um grande beijinho e votos de uma noite descansada.

    ResponderEliminar
  21. vim a correr deixar um beijinho.
    Eu entri facilmente.
    Tenta emtrar na poesia e pede ajuda para que o computador não seja mauzinho.
    beijão

    ResponderEliminar
  22. amiga feliz por conseguires...


    Tu sabes que devemos deixar o amigo caminhar connosco...A sombra é sempre Amiga...


    passo a correr estou a preparar um novo livro e a semana está pequenita.
    um beijo

    ResponderEliminar
  23. Mais uma vez obrigado pela sua visita e obrigado pelo seu comentario tão motivante. Será sempre um gosto visitar seu blogue, gostei muito deste seu pensamento ! parabéns

    ResponderEliminar
  24. Amiga Mer peço que não me trate por prof.pois nunca fui,apenas dei uns curso e bem difícil foi pois não nasci com esse dom que tanto admiro!Quanto ao texto está fantástico e demonstra bem como a nossa vida apareceu e o que nos faz continuar a viver, continuaremos sempre a perguntar como aparecemos neste mundo pois nem todos têm a mesma maneira de pensar e acreditar!Mas acredito que todos acreditam, quer qeiram quer não, que existe um ser superior e esse é Deus a que devemos a nossa existência!

    ResponderEliminar
  25. Depois desta longa ausência por não me encontrar em lisboa,estou a rever toda uma sequência de textos que muito admiro pela forma como estão escritos e pelo seu conteudo.Parabéns pelas fotografias que estão lindas.Beijinnos

    ResponderEliminar