sábado, 4 de julho de 2009

Pensamentos: O Amor, A Natureza, a Personalidade e Individualidade



«A nossa alma é uma pequenina parte da Alma Universal, ela ultrapassa infinitamente o que podemos imaginar acerca dela, e essa parte da Alma Universal que está em nós estende-se incessantemente para o espaço, para a imensidão para o infinito.»

«Só o amor pela beleza espiritual e divina, pode levar-nos muito longe na via da evolução, que é ao mesmo tempo pureza, harmonia, inteligência.»

Tudo devemos ao nosso Pai Criador e Arquitecto Universal...



Mata de Monsanto - S.Domingos... em fim de tarde de Verão...

«Quando vedes ou ides a uma floresta, deveis estar conscientes que devereis procurar ligar-vos a essa Natureza como por exemplo dizendo: Como tu és bela! Como és poderosa , resistente, sólida! Ah, se eu pudesse ter também a tua resistência, a tua solidez! como todas as árvores são magnificas, como vos amo, e se possível abraçais uma árvore que transmitirá esse amor a toda a floresta!. »

Os humanos chamam "carregar baterias"...mas quanto mais amor derem à Natureza mais a Natureza fica maravilhada e nos transmite a verdadeira vida.

«Jesus disse:«Que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita!»

Que significam estas palavras?...O homem possui duas naturezas :
uma inferior, do ponto de vista simbólico representa a mão esquerda que representa o eu inferior, a personalidade e outra superior que representa a mão direita, a individualidade ou Eu Superior .
O que o homem não sabia é que,
Afinal…somos todos caracóis?....»

Estamos na época dos comestíveis bichinhos…os senhores…Caracóis, só que quando estamos a degustar estes excelentes petiscos….não associamos que nós somos todos caracóis…

«A personalidade, manifestação inferior da individualidade»

O exemplo do caracol:
Aparentemente o animal e a sua casca são duas coisas diferentes, mas na realidade, o corpo e a sua casa são uma e a mesma matéria, dado que é o próprio animal que forma a casa por meio da secreção …
Pois bem, o mesmo se passa com a individualidade e a personalidade:
a personalidade é opaca, pesada, rígida como uma carapaça, enquanto a individualidade é leve, móvel, viva.

Esta precisão é importante: a origem é a mesma e, no entanto, são duas coisas diferentes.

O ego, a individualidade, formou a partir dela própria esse veículo, tal como o caracol formou a sua casca, segregando a partir dele próprio uma substância que em seguida condensou e, como vêem, agora ele tem como casa esse corpo.
Para nós, humanos, a nossa casa é o corpo físico. Ele é a nossa casa, somos, pois, todos caracóis sem que tal saibamos …
Mas aquilo que é grave, é que toda a vida o Homem foi ensinado a identificar-se com a casca do caracol, isto é, o seu corpo físico e não com aquele que é o factor mais poderoso e importante da sua formação, o espírito …
Deste modo o homem torna-se fraco, limitado, impotente e vive na ilusão. É a chamada personalidade. Ao passo que o corpo não é o homem, é a sua viatura, o seu cavalo, o seu instrumento, a sua casa, enquanto o homem é o espírito omnipotente, ilimitado, omnisciente, e através dessa identificação o homem torna-se verdadeiramente forte, instruído, imortal, divino....»
in Pensamentos de Omraam
Conceitos demonstrados através de exemplos práticos com elementos dos quais lidamos no dia a dia.

17 comentários:

  1. Olá amiga,
    As fotos 5 e 6 para mim estão soberbas, não conhecia essa comparação entre o caracol e os outros seres.
    Uma vez há muito tempo li na revista das selecções uma crónica que me marcou muito,um pai explicava á sua filha de 7 anos e que estava a morrer de cancro o quer lhe ia acontecer e era assim:
    O pai fazia a comparação do corpo humano a uma luva e o que dava vida á luva que a fazia mexer era a mão, então a mão simbolizava a verdadeira essência a alma que nunca morria, assim quando a luva está velha, "doente" rasgada é deitada fora, mas a mão não morre continua em outro lugar que não não vimos, mas não é por isso que não existe.
    Quanto à personalidade ela aparece por volta dos
    3 amos e é moldada conforme a sociedade as famílias, vai sendo moldada ao longo da vida, depois da morte dizem que durante uns anos essa camada energética vive no universo mas acaba por se extinguir, o ego esse deve de ser trabalhado em vida para podermos nos elevar espiritualmente, mas quando voltamos a renascer eles voltam ao corpo por isso não somos individuais, temos muitos barulhos dentro de nós "muitas contradições" só a alma é pura mas vive amotinada no meio dos egos, enfim somos caminhantes tentando aprender o caminho a seguir.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Mer,

    Agora venho só agradecer a oração a Santa Isabel.
    Amanhã passo a comentar o teu post.
    Fica na paz dos anjos
    Beijinhos de luz

    ResponderEliminar
  3. De novo para o comentário ao teu post.
    Amar incondicionalmente é a chave para a mudança, para a transformação, para a paz, para....um Mundo Novo.
    A referência à Natureza levou-me a recordar uma passagem que recordo até hoje:
    Estava a passar umas férias, visitando a Turquia, quando um elemento do grupo que me acompanhava chegou perto de mim e murmurou:
    - não quer ir ali abraçar aquela árvore? Ela pode dar-lhe um pouco de energia (naquela altura estava muito cansada pois a viagem tinha sido grande e estava imenso calor).
    Olhei um tanto espantada para ele e sem saber bem o que fazia e o que aquilo significava atravessei a estrada e fui abraçar a árvore. Fechei os olhos e ouvi a voz do senhor dizer: agradeça à árvore toda a energia que lhe deu e ofereça um pouco da sua, como gratidão.
    Naquele momento senti uma paz enorme e uma sensação maravilhosa que me acompanha até hoje.
    Quando iniciei o meu percurso a caminho da transformação, subindo a montanha passo a passo , comecei a entender que nada acontece por acaso e que aquela passagem tinha sido a primeira de muitas mensagens que iria receber.
    Hoje, sempre que estou junto da natureza agradeço todo o amor, toda a beleza e toda a energia de amor que ela nos oferece e claro abraço sempre uma árvore.
    É mágico!
    Mer, o facto de nascermos e começarmos a ser programados para vivermos uma vida mais materialista que espiritual leva-nos a conhecer a escuridão. Não sabemos bem distinguir o que é real, por isso vivemos a maior parte da nossa vida na ilusão.
    Adorei a história do caracol.
    É preciso algum tempo para descobrirmos que o corpo é a casa que transporta e guarda o bem mais precioso do ser humano: a alma.
    Um grande abraço cheio de amor e luz

    ResponderEliminar
  4. Passei por aqui, retribuindo a visita carinhosa, gostei muito deste "" espaço "" , e concordo com o que já foi dito acima, penso que são " veículos em todas as partes transportando cargas preciosas " . . . nosso corpo é um veículo transportando nosso espírito, nossa alma, assim como este planeta é um veículo transportando todos nós nos levando para o alto.
    bjs netunianos

    ResponderEliminar
  5. Olá Mer,

    Adoro ler os teus textos, ha sempre uma coisa nova, vou com a sensação que aprendo aqui sempre algo de novo.

    Obrigada

    Bjinhos

    Céci

    ResponderEliminar
  6. Viva amiga, perdoe-me esta ausencia mas tenho sido um periodo extremamente complicado de trabalho e não tenho podido dar a atenção desejada aos amigos. Fiquei espantada com o trabalho da sua mãe, é absolutamente admiravel, ela é uma artista com letra grande, adorei mesmo, por favor de-lhe os meus sinceros parabéns porque adorei o trabalho dela. Devia fazer-lhe um blog de forma a expor os trabalhos dela, bem merecem. Um beijão e uma boa semana

    ResponderEliminar
  7. Querida Amiga(o),

    Vim agradecer a sua visita num dos nossos espaços. Obrigado.

    O seu texto é tão bonito. Deixa-nos a "pairar". Que possa e saiba ser coerente nas suas actividades diárias entre o que escreve e o que faz. Muitos parabéns.

    Se estiver perto de Lisbos (ou em Lisboa) no dia 18/07/2009, convido-a a assistir a uma conferência que vou efectuar pelas 18 horas, na Sede da Soc. Portuguesa de Naturalogia, sita na Rua do Alecrim, º38-3º., em Lisboa, subordinada ao tema: INTENÇÃO E VONTADE-GUIAS PARA A MUDANÇA COM ÉTICA. A entrada é livre.

    Seguir-se-á um debate com o palestrante e a assistência.

    Haverá ainda um jantar vegetariano com um preço módico (o do ano passado foi 10,00 euros por pessoa) e no final eu e a minha mulher Isabel Nobre interpretaremos algumas cantigas populares e outras.

    Um grande abraço

    José António

    ResponderEliminar
  8. Olá,
    Me desculpa por não ter comentado antes. Eatava meio na correria e acabei me esquecendo.rsrs...

    É um honra poder seguir um blog tão lindo e maravilhoso como este!
    Meus parabéns viu...
    Olha, vou concordar com o que foi dito!!!!!

    Tenha uma linda quinta-feira!
    Abraçoss

    ResponderEliminar
  9. Bom dia Mer!...

    Que "esperança" e vontade de viver "brotam dos teus textos. Será o teu Tao?

    Um abraço,

    António Serra

    ResponderEliminar
  10. Olá....
    Muito obrigado,
    Desejo a você um maravilhoso final de semana!

    Abração e até mais...

    ResponderEliminar
  11. Mer,

    Vim deixar um beijinho muito grande e nunca te canses de caminhar..... há um tempo para tudo acontecer.

    ResponderEliminar
  12. Minha Cara Mer

    Muito obrigado por me tratar por:
    Querida Avó Tulipa

    Agradeço-lhe os votos de melhoras, em relação ao meu problema de saúde.
    Tem toda a razão no seu pensamento:
    Acabei por entender esta permanência como uma necessidade quem sabe...para ter tempo para repensar algo, ou dedicar-se a algo...
    SIM, tomara que logo, sei lá, dentro de 10 dias poderei estar com meus netinhos na piscina...

    Retribuo o abraço sentido cheio de carinho.

    ResponderEliminar
  13. Olá fui visitar o blog da " neusa negrão " deixei um comentário bem singelo, lá gostei muito dos trabalhos, e as pinturas que aqui aparecem no slide tmbm são muito bonitas, ótimo domingo a vc e sua família,
    abçs netunianos

    ResponderEliminar
  14. Mer, venho agradecer sua visita e suas generosas
    palavras ao meu espaço. E, estou sim , maravilhada com seu Blog, imagens lindas, mensagens gloriosas sobre a grande arte de saber viver.
    Com admiração,
    Efigênia Coutinho

    Antes de ser Mãe

    Antes de ser Mãe, a vida tem “ditado” como devemos nos comportar diante das diversas situações,segmentos da sociedade...
    Tornarmos alguém que vive mecanicamente e com o foco destoante do seu projeto,objetivo original de vida.
    Existem escolhas... Algumas vezes o tempo não nos permite fazer opções na vida ou de acordo com a situação vivenciada, mudamos de foco...
    Essas e muitas outras escolhas,questionamentos fazem parte dos momentos de reflexão do ser humano que um dia escolheu ter um lar, nutrir a vivencia das relações de casal e para dar segmento na vida, constituir família de forma eficaz, dinâmica e saudável...
    Hoje, eu consegui alcançar e fechar um ciclo da minha vida...
    fui Mãe, e estou sendo Avó...fechei um ciclo de vários outros que foram almejados...
    não é fácil administrar tantas vertentes e perspectivas, tantos alvos e objetivos, diante de um só caminho que é a busca da felicidade, vitorias e sucessos...
    Não nascemos com ou encontramos um “manual da vida”... a vida é um labirinto de caminhos e sempre nos questionamos o que fazer... como proceder e como agir... em muitos momentos estamos perdidos, andando sem rumo e muitas vezes, distantes e destoante do que realmente acreditamos... no entanto criamos metas, naquilo que deve ser prioridade na vida do ser humano.. os filhos... o significado da palavra filhos é tão simples que não acompanha a grandeza da palavra. Hoje a minha netinha Isabella tem a prioridade nas nossas vidas...
    hoje a Isabella é e sempre será a primeira...
    a Isabella é linda... linda...
    e mais linda por falta de palavras...
    com certeza, dia 7 de julho, de 2009...
    Ao céu, nasceu uma estrela de nome Isabella!
    JULHO 2009

    ResponderEliminar
  15. Querida Mer,

    Que o Senhor dos Remédios ajude na cura física e espiritual dos mais necessitados e que nos ajude a continuar o caminho que escolhemos.
    Que se possa cumprir o nosso Plano Divino!
    Sê forte e continua com fé. Só ela te ajuda a remover todos os obstáculos da tua vida.
    Um forte e grande abraço com muita luz

    ResponderEliminar
  16. Nosso corpo é o invólucro do "Eu", e é com esse Eu que precisamos tomar cuidado. Remover os excessos do Ego, purificando nosso Ser.
    O contato com a natureza é de fato muito bom para recarregar as baterias.

    Querida, é o seguinte, fazer cursos aqui no Brasil é complicado, pois são todos caros demais. Por outro lado, eu não lido bem com essa coisa de tocar no corpo das pessoas. Admiro essa técnica, mas creio que não daria certo comigo. Contudo, agradeço sua indicação. Quem sabe me venha alguma outra idéia, mas assim mesmo muito obrigada.

    ResponderEliminar