sábado, 1 de maio de 2010

Dai a Deus o que é de Deus e a César o que é de César

Actualização das Obras de Limpeza e Conservação deste Edifício





























Dia 06Maio2010
Actualização das Obras de Limpeza e Conservação deste Edifício



Sr. Santos, Sr.Gomes e Sr. Miguel
Estes Senhores são os laboriosos Operários
responsáveis por estas obras.
A caminho do cafézinho....








Pelas fotos (na cor cinza), já se consegue observar
e ver a diferença do que já foi esfregado e
lavado com o jacto de água



Adorei vê-los através dos orifícios da persiana
e não me contive em tirar umas fotos ...
às escondidas...











O Dia do Trabalhador/Operário ...
o dia especial para todos nós trabalhadores...
Nunca, em 60 anos,
vi um dia igual ao 01MAIO74.
Nunca mais o consegui viver assim ...
acho que a todos aconteceu o mesmo...
um dia como aquele!
Mas...a vida com a Graça de Deus continuou
e temos de viver o AGORA.
Pois estava por aqui às voltas na net...quando comecei a ouvir uma música...vinda não sabia do onde...e, eis senão quando, através do meu 13º.andar, estavam, por detrás, das persianas os trabalhadores que andam na sua faina a recuperar esta torre habitacional, montados na plataforma e a ela presos com um arnês.
Começaram os trabalhos no dia 26Abril...e será levado a cabo durante os próximos dois a três meses.
É obra... pelo que estamos a acompanhar, garanto-vos que esta firma que tem estes operários, é uma firma feliz...eles não brincam em serviço...
Neste serviço, apesar de poderem trabalhar sob perigo controlado, mesmo com todas as cautelas e precauções, para que nada de menos bom aconteça... pelo menos têm o privilégio de trabalharem ao ar livre e até o fazem com alegria e com a sua rádio ligada.
Neste momento lá vêm eles, novamente por aqui, a descerem o elevador exterior (a plataforma) onde se apoiam... acreditem que me apetecia saltar lá para fora e experimentar um pouco... esta liberdade (não atendendo à necessidade material de terem de efectuarem este tipo de serviço) .
Deixo aqui um alerta...quando pretenderem uma recauchutagem nos vossos condomínios ou casa isolada... esta firma parece-nos ter sido uma excelente opção. Fornece os seus serviços em Lisboa e arredores.
O contacto é:
SOCONPA
-Sociedade de Construções de Palhavã, Lda
Tm 967170954
Tel 217264543
Ora, a tarefa é, em primeiro lugar, lavar toda a parede com jacto de pressão de água...de tal forma a pressão é forte que o jacto poderá causar fortes danos no corpo do operário. Lavam e esfregam todas as impurezas acumuladas em 36 anos, assim como o musgo que apareceu
com os anos e que vai corroendo e alastrando nas paredes e na pintura.
Seguidamente vão betumar os painéis de cinca (quadradinhos de mosaicos). Vamos manter sem pintura esses painéis... há quem coloque a cobrir esses painéis uma tinta emborrachada. Achámos que descaracterizava o edifício e mais tarde, uma conceituada arquitecta, até nos informou que esse procedimento faz com que a parede deixe de respirar e as humidades existentes acabam por danificar essa pintura .
A parte que é pintada... será preparada para levar a tal tinta emborrachada em duas mãos.
Quando há vento, ou chuva, é preocupante... hoje (28ABR), apesar de bom tempo, sopra um certo ventinho que faz abanar bastante a plataforma elevatória onde eles se encontram...mas já me informei e dizem-me que tudo está calculado...mesmo assim fartam-se de dançar e nunca o corpo está parado...quieto... lembra, andar de navio no mar alto.
Como acreditamos que DEUS está no Controlo de Tudo... Esperamos ter tomado as decisões acertadas...fazendo votos para que todos fiquem satisfeitos com esta obra, para a qual andámos cerca de três anos a juntar "paciência" para esperar o momento e a hora certa... aquela que ELE escolheu e as "massas" necessárias para a conseguirmos levar a cabo.
Somos 56 condóminos (por vezes até se tornam condemónios...só às vezes)... há sempre quem queira olhar só para o seu umbigo... até quem poupa é acusado, porque gosta é de poupar!
Mas não tivesse havido poupança (não esbanjar e só efectuar gastos no essencial) não tinha havido verba suficiente para se conseguir levar a cabo tudo o que estamos neste momento a concluir.
Quero realçar o trabalho destes operários... especialmente estes que aqui estão merecem todo o respeito e carinho... Deus os abençoe para que tudo corra com a normalidade possível e que no fim desta obra venham mais obras para estes trabalhadores e, para esta firma continuar a dar mão-de-obra a quem precisar e a prestar bons serviços.
Um negócio, seja ele qual fôr, só é bom, quando serve as duas partes... o que oferece e o que compra ou o que trabalha e o que precisa desse trabalho feito.... era o lema do meu pai... não mais esqueço este lema que ele me deixou em testamento ... não o esqueço e procuro segui-lo.
Aconselho-vos a fazerem o mesmo...para, quando se deitarem, conseguirem dormir um soninho descansado... e não o sono do explorador do injusto...que esteve sentado à sombra da bananeira e foi só esperar ver a banana cair...depois de o chão ter sido lavrado, tratado, adubado, plantado de bananeiras e cuidado pelos outros que tanto se esforçaram.
Dai a Deus o que é de Deus... dai a César o que é de César... dai ao trabalhador o que ele merece, desde o momento que prove ser bom, competente e de confiança.
SAGRADA FAMÍLIA
Jesus, Maria, José
«Feliz a Família que Ama o Senhor»
«Fiquem atentos, e rezem todo o tempo»
«O Meu alimento, é a Vontade de Deus Pai»
«Saboreai e vede como o Senhor é bom»

17 comentários:

  1. Bom dia amigo
    Gostei do relato. Estas obras são sempre de risco e nunca se sabe quando acontecerá. Admiro a coragem e a capacidade destes trabalhadores e a organização que os mantém unidos e prestáveis uns com os outros e com os clientes.
    Ao visitar monumentos antigos e sabendo das dificuldades de construção diria que era ou foi trabalho de escravatura.
    Salários de fome e muitas horas de trabalho.
    Quando morriam ou ficavam feridos eram esquecidos e assim terminavam os seus dias na indigência.
    As técnicas avançaram ao serviço do homem mas muitos esquecem que esses avanços são um pouquito de sabedoria que Deus dá aos homens.
    Desejo que toda a obra decorra sem incidentes e que todos fiquem satisfeitos.

    ResponderEliminar
  2. As fotos estão fabulosas, particularmwente as tiradas pelas frinchas.

    O 1 de maio 1974 foi o dia mais vibrante da minha vida como portuguesa.

    Um feliz Dia da Mãe.


    Abraço sincero.

    ResponderEliminar
  3. Ola Mer
    Gostei desta descrição e as fotos estão optimas
    Venho desejar-te um Feliz Dia da Mãe
    Beijos
    Isa

    ResponderEliminar
  4. Mer querida
    Bonita homenagem aos trabalhores no dia a eles dedicado.
    Quantas vezes olhamos aqueles prédios lindos , e nem lembramos quem foram os pioneiros a meter a mao na massa pra hoje termos levantado e conservados . Gosto muito de valorizar , de elogiar o trabalho desses trabalhadores anônimos , na maioria mal remunerados, trabalhando sol a sol, em siturações nao tanto confortáveis, e sempre educados e solícitos.
    Parabéns pelo relato tão bem detalhado , gostei demais desse texto e as fotos estão excelentes també e nao esqueceu a propaganda . Gratuita rs Voce poderia ser a síndica , leva jeito rsrs
    E nao posso esquecer de parabenizar pelo Dia das Maes, aqui no Brasil é comemorado no segundo domingo de maio , o próximo.
    Que seu domingo é ai pela diferença de horários já deve ir findando a tarde esteja transcorrendo algre em família.
    Que Deus esteja conosco ,sempre.
    abraços .

    ResponderEliminar
  5. Amiga e doce Mer,
    Um "post" excepcional o que acabei de ler e muito bem documentado pelas vossas fotos.
    Uma maravilhosa homenagem a quem trabalha e o faz com alegria mesmo que como diz correndo alguns riscos controlados.
    Não deve ter sido nada fácil reunir o consenso de todos os condóminos pois é um prédio enorme e a obra deve ser bastatnte onerosa, mas com o esforço de todos e a ajuda de Deus tudo se faz.
    Relembro também o Maio de 74. É uma pena que haja algum esquecimento do que se passou antes.
    Muito grata por deixar o contacto do qual vou tomar nota, pois onde resido e somos só 8, não houve acordo para isolamento e pintura o que nos deixou um pouco apreensivos.
    Grata pela sua visita ao meu cantinho.
    Deixo-lhe um beijinho extensivo a seus familiares com votos de um resto de feliz Domingo.
    Com amizade,
    Ailime

    ResponderEliminar
  6. Esse trabalho dá efeito e resultado mesmo!Conheço! Mas as fotos ficaram muito legais,rsrs ...beijos,tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  7. Hoje à partir das 18 hrs, meu blog está concorrendo mais uma votação da Copa Blog, conto com seu voto Mer.Essa votação termina dia 05/05 e, depois aguardar a semi- final.

    Meu blog é:

    http://anamgs.blogspot.com

    O site para a votação é esse aqui:

    http://dado.pag.zip.net/

    Caso não consiga acessar por aqui, o link está no final do post atual meu.

    Desde já fico-lhe grata.

    Uma semana de muita luz.

    beijooo.

    Estou passando essa msg para os amigos depois voltarei para ver seu post.

    ResponderEliminar
  8. Um abraço pela descrição de toda uma vida, de lutas e sonhos....
    um abraço
    tulipa

    ResponderEliminar
  9. Belas fotos e bela postagem.
    Eu voltei minha querida.
    Estava com muita saudades daqui.
    Um beijo grande e uma linda noite.

    ResponderEliminar
  10. Vim pedir perdão, por não ter vindo dar-te um beijo no dia das mães. A correria foi tanta, que nem pude visitar todos os cantinhos que habitualmente eu sigo.
    Achei um lindo gesto o seu. O reconhecimento dos verdadeiros trabalhadores é o que todos nós deveríamos fazer. Encontrar tudo já prontinho é maravilhoso, mas é bom pensarmos no sacrifício, exijido dos trabalhadores e pais de família.
    Espero que o teu dia de mãe, tenha acontecido entre meio muita alegria e homenagens!

    Um abraço bem demorado!!!

    ResponderEliminar
  11. Admiro esse trabalho, mesmo arriscando a vida eles fazem o serviço perfeito.
    Proteção a todos esses trabalhadores.

    Carinho para o Mário e sua mãe.

    Obrigada pela sua visita.

    beijooo.

    ResponderEliminar
  12. Adorei a tua reportagem!
    gostei especialmente da frase lema do teu pai.

    O trabalho dignifica. Pena que hoje o desemprego vai matando aos poucos e, por outro lado, quem trabalha com seriedade e honradez tb se sente morrer lentamente, tantas vezes vítima do sistema...

    Estou contigo: A César o que é de César...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. minha querida, que lindas fotos!
    esse tal 1.maio.74...foi!
    foi mesmo um dia sem igual, sem qualquer tipo de comparação em qualquer ponto do mundo!
    inesquecível, o reencontro de "asilados" e repatriados, aquela festa enorme que foi PORTUGAL!
    e culminando no estádio agora chamado 1º de amio, por esse motivo...
    lindooooooooo
    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Eu oro sim amiga.
    Deus é o meu alicerce é o q me da estrutura para todos os meus problemas.
    Obrigado pelo seu carinho.
    Um beijo grannnnnnde.

    ResponderEliminar
  15. Querida Mer,
    Saboreai e vede como o Senhor é bom!!
    Gostei muito do último comentário que fizeste no blog da Luna (multiolhares)! Assim é a vida!
    Quando confiamos em Jesus e a ele entregamos nossa vida, passamos a ter a paz que o mundo nao conhece e que só Jesus pode nos dar!
    beijos e um dia abencoado!

    ResponderEliminar
  16. Um bom trabalho merece sim ser destacado.
    Cadinho RoCo

    ResponderEliminar
  17. Uma linda noite minha querida.
    Obrigado pela visita.
    Fico muiiiiiiiiiiiiiiiito feliz.
    Beijokas.

    ResponderEliminar