terça-feira, 13 de julho de 2010

Prodígio de Amor...

1976, Prodigio de Amor
Irmão Roger de Taizé
in O Seu Amor é Um Fogo
Há uma pergunta que aflora incessantemente o coração humano: se Deus existe como pode Ele permitir as guerras, a injustiça, a doença, a opressão?
Isso, parece-nos que só pode ser obra de um ser humano. Se Deus existisse Ele impediria o Homem de fazer o mal...
Quando visitei duas leprosarias em Calcutá com Madre Teresa vi um leproso levantar os braços com o que lhe restava das mãos e pôr-se a entoar as seguintes palavras: « Não foi Deus que me deu este castigo e eu canto porque a minha doença transformou-se numa visita de Deus».
No seu sofrimento tinha tido esta surpreendente intuição: o sofrimento não vem de Deus, e também não é consequência do pecado. Deus não é o autor do mal. E Ele não é manipulador nem um carrasco da consciência humana.
Ao escutar o canto do leproso, pareceu-me ouvir Job, esse velho crente anterior a Cristo, que sofreu tantas provações. Job sabia que a sua imensa dor não era castigo dum erro cometido.
O inocente, que se encontra desprovido das suas capacidades, pode ser uma vítima assim como o tirano que tem o coração de pedra. E, finalmente, um dia Job, tal como o leproso de Calcutá, é capaz de dizer: «Deus procura-me nas minhas provações. Agora sei que o meu Redentor está vivo e que o meu coração sem Deus definha».
Mas por que é que Deus não nos impede de fazermos o mal? É que Deus não fez do ser humano um autómato. Ele criou-nos à Sua imagem, isto é, livres.
Quando nós amamos um ser humano do fundo do coração, o nosso amor deseja deixar o ser amado livre para corresponder a esse amor, mas ao mesmo tempo também livre para o poder recusar.
Deus, que nos ama com um amor indescritível, dá-nos a liberdade para uma escolha radical: livres para amar mas também para recusar o amor e consequentemente rejeitar Deus; livres para espalhar pelo mundo um fermento de reconciliação ou para ser um fermento de injustiça ; livres para amar ou odiar; livres para irradiar a comunhão em Cristo mas também para arrancarmos esta comunhão e mesmo para destruir esta sede do Deus vivo noutras pessoas. Deus dá-nos total liberdade até ao ponto de nos podermos revoltar contra Ele.
Todavia, ao deixar-nos livres, Deus não assiste passivamente ao sofrimento do ser humano. Deus sofre com cada Homem. Deus visita o deserto dos nossos corações através de Cristo em agonia por cada um de nós.
Senhor do Céu e da terra,
em vós pomos toda a nossa confiança,
pois velais sobre nós com uma ternura
que nenhum discurso humano é capaz de descrever.
Olha com bondade todos aqueles que trabalham e rezam
pela unidade das comunidades cristãs ainda divididas.
Dá-lhes serem irmãos e irmãs em Teu Amor.
Possamos nós ser um, “um em Tua mão”.
Uma proposta de encontros e retiros para 2010
Bom Jesus Luminoso
06 a 08 de Agosto de 2010
12 de Outubro
09 a 12 de outubro de 2010
Advento
26 a 28 de Novembro de 2010
Natal
24 a 26 de Dezembro de 2010
SAGRADA FAMÍLIA
Jesus, Maria, José
«Feliz a Família que Ama o Senhor»
«Fiquem atentos, e rezem todo o tempo»
«O Meu alimento, é a Vontade de Deus Pai»
«Saboreai e vede como o Senhor é bom»

14 comentários:

  1. Que bom que não estou só com esta forma de ver e acreditar!!! O nosso pensamento é um só, mas gostaria que o querer da humanidade, fosse também um só, no que se refere à fé e pureza de espírito.
    Belo post!!!

    Beijocas!!!

    ResponderEliminar
  2. Crer em Deus e não questionar certas coisas, somos livres.

    Bom dia Mer.

    beijooo.

    ResponderEliminar
  3. Oi Mer
    Obrigada pelo carinho e pelas mensagens positivas e necessárias a nossa vida diária.
    Estou me afastando um pouquinho pra relaxar do pc,
    vou ter saudades suas .
    deixo abraços e até a volta

    ResponderEliminar
  4. Olá, vi um comentário seu no blog do carlos e vim conhecer o Retiro do Éden.

    A questão do mal convivendo com um Deus soberano e amoroso é uma das pedras no sapato do teísmo judaico-cristão. A liberdade humana é apresentada como resposta ao problema mas não resolve a questão, por isso, tenho sérios problemas com o Deus pessoal da tradição cristã (eu também sou cristão, formado em teologia e gosto de pensar e questionar meus próprios dogmas).

    Por isso, cada dia menos creio nesse Deus que apenas "sofre" e não faz nada pelo sofrimento dos seus filhos.

    Mas acredito sim, a despeito de tudo, em Deus. Mas não o qualifico, não o descrevo, não digo que ele faz isso ou faz aquilo. Ele para mim, tornou-se sentimento e explicação racional para o começo da existência. As teologias já não me satisfazem. Fico com as palavras repletas de realidade de Jesus: "os pobres sempre tereis convosco". Poderíamos dizer o sofrimento, o absurdo, o mal, a ambiguidade, etc, sempre teremos conosco. A nós cabe nos posicionar em relação a elas e deixar Deus fora disso.

    um abraço

    ResponderEliminar
  5. Psiu... bom dia... Boa tarde... Boa noite...


    Quando você se levantou, pela manhã, eu já havia preparado o sol para aquecer o seu dia e o alimento para sua nutrição. Sim, eu providenciei tudo isto enquanto vigiava e guardava seu sono, a sua família e a sua casa. Esperei pelo seu "bom dia", mas você se esqueceu... Bem, você parecia ter tanta pressa que perdoei.

    O sol apareceu, as flores deram seu perfume, a brisa da manhã o acompanhou, e você nem pensou que eu havia preparado tudo para você. Seus familiares sorriram, seus colegs o saudaram, você trabalhou, viajou, realizou negócios, alcançou vitórias, mas... você não percebeu que eu estava cooperando com você, e mais, teria ajudado se você tivesse me dado uma chance. Eu sei, você corre tanto... eu perdoei.

    Você leu bastante, ouviu muita coisa, viu mais ainda e não teve tempo de ler e ouvir minha palavra.

    Eu quis falar, mas você não parou para me ouvir.

    Eu quis até acompanhá-lo, mas você nem pensou nesta possibilidade. Seus olhos, seus pensamentos, seus lábios seriam melhores. O mal seria menor e o bem seria muito maior em sua vida.

    A chuva que caiu a tarde, foram minhas lágrimas por sua ingratidão, mas foram também, a minha bênção sobre a terra, para que não lhe falte o pão e a água. Você trabalhou, ganhou dinheiro, que não foi mais porque você não me deixou ajudar. Mais uma vez você se esqueceu, que eu desejo sua participação no meu reino com sua vida, seu tempo e seus talentos. Findou o seu dia. Você voltou para a casa. Mandei a lua e as estrelas tornarem a noite mais bonita para lembrar-lhe o meu amor por você. Certamente, agora, você vai dizer um "obrigado" e um "boa noite". Psiu... está me ouvindo? Já dormiu! Que pena! Boa noite... Durma bem... Eu fico velando por você...
    JESUS

    (texto da net).

    beijooo.

    ResponderEliminar
  6. Mer: Deus existe, Os homens a que não tem um coração de carne, mas sim de pedra, as Guerras é tudo um cormecio, para vender armas e outras coisas mais, Deus não criou o homem para eles fazerem guerras Deus criou o homens para que eles se amassem uns aos outros como ele nos amou e ama.
    Um beijo
    Santa Cruz

    ResponderEliminar
  7. Mer, quem crê em Deus e o segue, é confrontado com esta pergunta muitas vezes como um desafio irónico, como eu gostaria de ter respondido assim sempre que me a fazem.

    Na verdade ou se tem ou não tem fé e tê-la é crer no que não se vê mas no que se sente no coração e isso nem sempre é explicável muito menos entendivel.
    Beijo grande em Cristo

    ResponderEliminar
  8. Houve um tempo em minha vida que deixei de crer...culpei tudo e todos dos males que eram meus...
    Hoje pedi perdão e...sinto-me de novo em casa...

    Bjs dos Alpes

    ResponderEliminar
  9. *
    Feliz aquele que tira as mãos da frente
    dos olhos e arrisca avançar, sustentado
    apenas pela confiança da fé.
    ,
    in-irmão roger
    ,
    Amiga
    as fotos são do Rio Arnoia,
    fotadas na ponte, para a praia
    dos Bélticos - Foz do Arelho !
    ,
    brisas de Paz, deixo,
    ,
    *

    ResponderEliminar
  10. Sempre com mensagens muito boas.
    Um grande abraço.
    Ofereço um gostoso café para vc.
    Curiosa agradeço o seu carinho.
    Sandra

    ResponderEliminar
  11. Penso que tudo o que nos acontece faz parte do nosso livre arbitrio, e se nesta vida fazemos tudo o mais correctamente possível é porque o nosso karma assim o permite
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Deus deixa cada um fazer sua história, paz.
    Beijo Lisette

    ResponderEliminar
  13. Creio que a melhor metáfora para o amor é mesmo o fogo, sabe? Porque os podemos repartir até ao infinito e não diminuem por isso, antes pelo contrário.

    Um abraço amigo para vós.

    ResponderEliminar