quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O “STRESS “- como preveni-lo

Foto tirada da Net







As pinceladas do Criador, desta vez a cor escolhida é o cinza.
Os temas ficam ao critério de cada um e à sua imaginação...
S.Domingos de Benfica


Foto tirada da Net

Recomeçou a vida laboral em pleno quer para os estudantes quer para a maioria das pessoas empregadas…
Já se fala em Natal… as lojas já estão a aliciar os seus clientes e a procurar carregá-los com o stress do Natal, em vez de se olhar para a festa da Família. O tempo, tal como se tem apresentado nos últimos dois dias, também tem ajudado a elevar essa sensação, pois sem nascer e sem pôr-do-sol visíveis, operam-se mudanças nas pessoas que muito induzem esse stress. Mas basta cada um de nós saber o que quer e não se deixar envolver pela letargia do Outono.

O que prejudica muito os nossos contemporâneos é a febre, a agitação contínua em que vivem e acaba por produzir estragos, tanto no seu organismo físico como no seu organismo psíquico.
Ouve-se, cada vez mais, as pessoas queixarem-se: «Estou cansado!» Mas, apesar disso, continuam a afadigar-se, a correr dum lado para o outro, sem parar um minuto. É bom as pessoas quererem estar activas, mas, para poderem permanecer activas sem fadiga, devem saber descontrair-se. E não apenas uma ou duas vezes por dia – isso não é suficiente – mas dez, quinze, vinte vezes, um minuto de cada vez.
Quando tiverdes um momento livre – e não importa onde, pode ser num sinal vermelho ou numa fila de espera – em vez de deixardes o vosso pensamento vaguear ou de vos enervardes por vos fazerem perder tempo, aproveitai a ocasião para terdes uns momentos de concentração e acalmia e para recuperardes o equilíbrio, em seguida retomareis a actividade com forças renovadas.

O essencial é conseguirdes romper esse ritmo acelerado que faz de vós uma espécie de máquina propulsionada por um motor impossível de dominar.
Portanto, parai várias vezes por dia, pelo menos durante um minuto, e pensai em alguém ou em algo que vos agrade, que vos traga a paz interior, que vos inspire, que vos dê coragem. Se também vos for possível, retirai-vos de barriga para baixo numa cama ou no chão sobre o tapete, com os braços e as pernas estendidos, deixai-vos ir como se flutuásseis num oceano de luz, sem mexer, sem pensar em nada a não ser na luz…Um minuto, apenas, e erguer-vos-eis revigorados.
Existe ainda outro exercício fácil e eficaz: aprender a comer. Uma vez que, em todo o caso, sois obrigados a parar e a sentar-vos, então, em vez de comerdes de qualquer maneira, com nervosismo e precipitação, considerai as refeições como ocasiões para fazer um exercício de repouso, de concentração e de harmonização de todas as vossas células.

Quando vos sentardes à mesa, começai por expulsar do espírito tudo o que possa impedir-vos de comer em paz e harmonia. E, se não o conseguirdes de imediato, esperai pelo momento em que tiverdes conseguido acalmar. Porque, se comerdes num estado de inquietação, de cólera ou de descontentamento, introduzir-se-ão em vós uma agitação febril e vibrações desordenadas que depois se transmitirão a tudo o que fizerdes.
Ainda que tenteis dar uma impressão de calma, de autodomínio, desprender-se-ão de vós emanações de agitação, de tensão, e cometereis erros, entrareis em choque com as pessoas ou as coisas, proferireis palavras desastrosas que rompem amizades e fecham portas… Ao passo que, se comerdes num estado de harmonia, resolvereis melhor os problemas que tiverdes de enfrentar e, ainda que sejais obrigados a correr de um lado para o outro durante todo o dia, sentireis uma paz que a vossa actividade não poderá destruir. É começando pelo começo, pelas pequenas coisas, que se conseguirá ir muito longe.

In Respostas a Algumas Questões Actuais de Omraam

22 comentários:

  1. A vida está muito apressada muito pesada.
    A pressão nos trabalhos é imensa, quem procura o mundo laboral também não esta fácil,
    A falta de condições , de harmonia, enfim tanto podemos dizer mesmo pessoas que tem uma vida mais ou menos confortais vivem pressões de todos os lados, as crianças saem de casa de manhã chegam á noite, os pais não tem tempo para lhes dar atenção, acompanhamento, cada vez mais casais se separam são filhos as responsabilidades, as rupturas a enfrentar ,enfim neste mundo pesado não está fácil e acaba por ser muito fácil as pessoas caírem, as estruturas quebram-se, penso que cada vez mais o materialismo impera e a parte espiritual não acompanha, se não existir um equilíbrio de forças, e se cada um de nós não possuir a fortaleza necessária os danos mentais acabam por acontecer.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Amiga Mer,
    Hoje venho agradecer-lhe o seu comentário no meu cantinho e dizer-lhe que numa próxima oportunidade terei muito gosto em ir visitar a Igreja de S. Domingos, que ainda não conheço e apreciar também a pintura de Neusa Negrão.
    Sobre o seu actual "post" é um tema muito interessante e virei amanhã lê-lo com toda a atenção que merece e deixar a minha humilde opinião.
    Deixo-lhe um beijinho e votos de uma noite bem descansada.
    (Daqui a pouco já estarei a passar junto da "sua Torre".
    Bem-haja pelas suas palavras tão generosas para comigo.

    ResponderEliminar
  3. Pq essa correria diária, essa falta de tempo para deixar fluir o eu interior...o q está acontecendo com as pessoas, tanto stress q só prejudica.

    As fotos são uma hino do Criador.

    bjos prá vc!

    ResponderEliminar
  4. É verdade esta adulteração comercial do Natal é muito triste. Retirou-lhe toda a magia que o Natal tem.

    ResponderEliminar
  5. Muito bom seu texto, Mer! Bem escrito e elucidativo. São dicas preciosas para o dia a dia e que com perseverança serão de grande ajuda.
    Sabe, não gosto do Natal, ou pelo menos da forma como é divulgado. Sinto falta dos encontros de familiares que ocorriam em minha infância! É uma pena que essa data tenha sido deturpada, distorcida para o dia do presente.

    ResponderEliminar
  6. " È começando pelo começo pelas pequenas coisas que se coneguirá ir muito longe".
    Gostei muito,Mer. Temos vivido num mundo de muito stress e as pessoas nao querem mais parar pra ler um texto , um livro, ninguem tem tempo, todos vivem as correrias.Preocupa até onde isso vai.Esse texto de Omraam traduz e ensina como procedermos pra melhorar nossa agitação e trazer a cancentração no que fazemos , no que lemos, no que comemos. Obrigada por compartilhar , amiga.
    Abraços ternos

    ResponderEliminar
  7. Seria tão bom que as pessoas aprendessem a serenidade, não é?

    As fotos estão lindas.

    Um abraço apertado.

    ResponderEliminar
  8. Faço diferente vivo um mundo paralelo a tudo isso. Como eu consigo? Não sei só sei que consigo. Acho eu...Sei lá! Belo texto! Abraço

    ResponderEliminar
  9. Falta serenidade as pessoas, não acha?
    Belo texto com fotos lindíssimas.
    Abraços

    ResponderEliminar
  10. a serenidade e a calma que aqui se encontra...
    o bem que me fez sentir tudo isto!!! agora que ando a confrontar problemas gravíssimos, mer...
    nem os posso desasbafar por aqui... situações demoníacas!
    e que fotos tão bonitas nesta cor acinzentada...
    bom fim de semana, companheira!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. OLA MER, BELISSIMAS FOTOS COM UM LINDO TEXTO...SEMPRE ENCONTRO MUITA PAZ AQUI NO TEU CANTINHO QUERIDA AMIGA...VOTOS DE UM OPTIMO FIM DE SEMANA!!!
    BEIJOS DE AMIZADE E CARINHO,



    SUSY

    ResponderEliminar
  12. No momento em que vivo...evitar o stess é impossivel!
    uma braço
    tulipa

    ResponderEliminar
  13. Amiga Mer,
    Que óptimos conselhos nos traz nesta reflexão tão actual.
    Há uns bons anos atrás que me propus fazer tudo com mais calma e tranquilidade.
    Com a ajuda de Deus tenho conseguido aos poucos fazer uma renovação interior que me tem proporcionado momentos mais serenos e com mais bem-estar interior!
    Mas, há momentos nas nossas vidas e a mim acontece-me algumas vezes estar a trabalhar ou em qualquer outra circunstância haver pressões injustas, palavras menos agradáveis que nos são dirigidas por colegas, por "superiores", por familiares até, que é necessário ter uma grande presença de espírito, para não reagir de igual forma!
    O tempo que se gasta nos transportes....
    Para quem tem crianças e empregos precários não será muito fácil gerir tudo com muita tranquilidade!
    Vamos tentando viver da melhor maneira possível!
    Tentar não andar em correrias desnecessárias e tentar arranjar um tempinho para fazermos algo de gostamos: uma leitura, um simples passeio ao ar livre, ouvir uma música suave ajudar-nos-á também a serenar um pouco.
    Grata por estes ensinamentos que nos vão ajudar a relaxar um pouco mais.
    Deixo-lhe um beijinho e votos de um feliz fim-de-semana.
    Bem-haja pelas suas visitas e comentários com palavras tão generosas lá nos meus cantinhos.
    Noite descansada.

    ResponderEliminar
  14. Olá Mer,
    gostei muito deste post e da serenidade que todo ele transmite, contudo concordo plenamente com o comentário da Multiolhares. Acho mesmo que há muita gente que só se apercebe que não está bem, quando está quase atingindo o limite.

    Beijinhos,
    Ana Martins

    ResponderEliminar
  15. Incrível como as horas, os dias voam...logo será Natal...Nossa! onde vão parar nossos dias? Nem é bom pensar muito, rsss
    beijos, lindo final de semana

    ResponderEliminar
  16. *
    Mer
    as pessoas
    não te ouvem, amiga,
    mas insiste,
    insiste sempre,
    ,
    serenas conchinhas, deixo,
    ,
    *

    ResponderEliminar
  17. hoje deixo para ti o meu vento que é mesmo...um vento especial


    O VENTO


    Queria ser
    O que queria ser?
    Queria ser vento...
    Para ser livre...
    Para te tocar
    E te abraçar

    E de mansinho
    Chegar-me a ti
    E sussurrar-te
    Como gosto de ti...

    E devagar
    Devagarinho
    Ia-te acariciando
    E tu ias notando
    Que eu estava aí...

    E o vento
    Ia crescendo
    E mesmo com força
    Gostava de o ser...
    Para que visses
    A força que tenho...

    Força do vento
    Vento tufão
    E queria...
    Poder ter-te...
    Sempre na minha mão.

    LILI LARANJO

    ResponderEliminar
  18. HOJE faço uma homenagem à minha sobrinha Tânia do Bookcrossing, falecida em Março passado:

    Minha querida, um “grande amigo” recente, também da blogosfera, mas já real, em Abril passado, já depois da tua partida para sempre da minha vida, fez o percurso “Caminhos de Santiago” ( conheceu-te através de mim, do meu sofrimento, da partilha de emoções) e, juntamente com os seus companheiros de caminhada rezaram por ti e fizeram uma oferta pela tua alma, deixando no local um símbolo e umas florzinhas do campo.
    LINDO, não é?
    Aqui estão duas imagens desse “momento”.
    Faço-te homenagem nos meus dois blogues, neste "teu dia".

    ResponderEliminar
  19. Vim te deixar um beijo e desejar uma linda semana.

    ResponderEliminar
  20. Amiga Mer,
    Grata pelas sua palavras!
    Por motivos profissionais não vou poder estar presente, mas agradeço muito a sua amizade e dedicação.
    Tudo de bom para si e sua Família.
    Um beijinho grande.
    Noite descansada.

    ResponderEliminar
  21. Tenho que te dar razão no que disseste, mas quando somos mais jovens não pensamos assim. Hoje sou diferente, mudei muito, dou mais atenção às pessoas que conheço, por vezes apetecia-me ficar aqui, mas prefiro acompanhar os que precisam sa minha companhia e até do meu humor:-). Talvez também a vida me tenha ensinado muito ao longo dos últimos anos.
    No entanto preocupo-me muito com os jovens que vivem uma vida muito complicada, dando origem a sofrer de stress.
    Aproveito para te desejar um lindo fim-de-semana repleto de harmonia e uma noite muito feliz!
    Beijinhos grandes,
    Ana Paula

    ResponderEliminar
  22. Só posso dizer que eu sinto o mesmo! Mas sempre com a digital no bolso e aí esqueço tudo o que me atormenta. Não é egoismo. Abraço

    ResponderEliminar