quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Homenagem a Santa Mónica e Santo Agostinho


Dias 27 e 28 de Agosto dias dedicados a Santa Mónica
e a seu filho Santo Agostinho, respectivamente
Santa Mônica é o modelo desta tarefa pedagógica vital: a formação da conduta moral e religiosa do filho. Incutir pudor, mansidão, e todas essas condutas cristãs é a virtude deste exemplo de comportamento, que, além de tudo, dá o empenho da conversão, em que pese a "debilidade estrutural da intervenção feminina no interior da família" (VECCHIO, s/d: 181). Por fim, Santa Mônica é santa, não por ter realizado qualquer milagre, ou por ter sido martirizada, como tantos santos cristãos da Alta Idade Média. Ela é santa por ser mãe. Mãe de um santo, logo, um instrumento divino. Ela é o meio para o fim. A sua maternidade é a dos novos tempos, da virada do mundo antigo para o medievo. A sua miraculosidade é a da lágrima, que suplica através da oração a dádiva do Cristo para seu filho (TAVARES, 1990: 106). Suas lágrimas são as lágrimas de Deus: "...enquanto minha Mãe, Vossa fiel serva, junto de Vós chorava por mim, mais do que as outras mães choram sobre os cadáveres dos filhos" (Confissões, p. 83). O seu atributo não possui redenção nem conflito. Ele é a prece atendida, o fervor transmitido.
Nove anos depois do sonho de Mônica dá-se a conversão de Agostinho (LE GOFF, 1994: 314). Nesse meio tempo, formam-se suas principais virtudes de mãe cristã: as lágrimas, o conforto (no sentido de consolação), a persistência. O episódio mais famoso dessa personificação cristã é o das súplicas que Mônica fez a um bispo — provavelmente o de Cartago — para interceder junto a seu filho, já que seus pedidos não eram atendidos. O bispo teria respondido: "Vai em paz e continua a viver assim, porque é impossível que pereça o filho de tantas lágrimas" (Confissões, p. 85).

Quando, aos 33 anos — idade simbólica, idade de Cristo —, ele decidiu pela conversão (387), ela exultou ("Transformastes a sua tristeza numa alegria muito mais fecunda do que ela desejava...") (Confissões, p. 207). Tinha obtido sucesso na missão de sua vida. Segundo as suas próprias palavras, ela disse ao filho: "Por um só motivo desejava prolongar um pouco mais a vida: para ver-te católico antes de morrer. Deus concedeu-me esta graça superabundantemente (...) Que faço eu, pois, aqui?" (Confissões, p. 229).
Mônica morreu no mesmo ano, aos 56 anos de idade. Mas antes, os dois santos católicos tiveram um diálogo-êxtase em Óstia, numa das passagens mais famosas das Confissões. Agostinho afirma que esse encontro foi obra dos "secretos desígnios Dele", quando então alcançaram a transcedentalidade: "Enquanto assim falávamos, anelantes pela Sabedoria, atingimo-la momentaneamente, num ímpeto completo do nosso coração" (Confissões, p. 228). Uma semana depois, ela caía com febre e falecia.
Agostinho agradeceu a vigília cristã da mãe. Nas suas preces pela mãe, ele pede que oremos por ela, e reconhece nela uma "alma piedosa e santa", e completa: "Inspirai, meu Senhor e meu Deus (...) inspirai a todos os que leram estas páginas que se lembrem junto ao altar, de Mónica, Vossa serva, e de Patrício (...) Assim, graças a estas palavras, o desejo último de minha Mãe, será mais copiosamente cumprido, com as orações de muitos, do que somente com as minhas" (Confissões, p. 236).
Mónica foi sepultada na cripta da Igreja de Santa Áurea, em Óstia. O seu corpo foi descoberto em 1430 e transladado para Roma, primeiro para a Igreja de S. Trifão, e mais tarde para a Igreja que lhe foi dedicada.

Trabalho e fotos retirados da net

Neste final de mês e para muitos seguidores e novos seguidores, final de férias e recomeço de vida activa, aqui ficam estas leituras que aconselhamos irem degustando a pouco e pouco... Quando o trabalho é muito... devemos comer o elefante a pouco e pouco e assim fazendo conseguimos comê-lo por inteiro... façam o mesmo com as leituras... a pouco e pouco, de mansinho... reflectindo... meditando, esquecem certos problemas e outros resolvem-se como por Milagre... é preciso é Reflectir, Meditar e ACREDITAR NELE.
SAGRADA FAMÍLIA
Jesus, Maria, José
«Feliz a Família que Ama o Senhor»
«Fiquem atentos, e rezem todo o tempo»
«O Meu alimento, é a Vontade de Deus Pai»
«Saboreai e vede como o Senhor é bom»

10 comentários:

  1. Sou católico e não conhecia toda a História de Santo Agostinho. Apenas que a mãe rezava e pedia por ele que era avesso às coisas de Deus.
    Obrigado por esta meditação no final de mais um dia de trabalho e luta.

    ResponderEliminar
  2. Belissíma postagem amiga.

    Sou devota...

    beijooo.

    ResponderEliminar
  3. *
    Adorei o teu post,
    ,
    Mãe e Filho, convergentes:
    ,
    Oração a Santa Mónica,
    ,
    Ó Deus, consolação dos que choram,
    que acolhestes misericordioso as
    lágrimas de santa Mónica pela conversão
    de seu filho Agostinho, dai-nos, pela
    intercessão de ambos, chorar os
    nossos pecados e alcançar o vosso perdão.
    ,
    Pensamento de Santo Agostinho,
    ,
    Doutor da Igreja :
    ,
    Deus que te criou,
    não quer nada de ti,
    fora de ti mesmo !
    ,
    brisas serenas, deixo,
    ,
    *

    ResponderEliminar
  4. Li a vida de Santo Agostinho e gostei mesmo de relembrar estas passagens.
    E sobretudo lembrar esta mãe que nunca desistiu de orar pelo seu filho.
    Um grande exemplo de Fé.
    Beijinhos
    Utilia

    ResponderEliminar
  5. para ler e pensar...
    minha querida, tenho o computador cheio de virus, passo para te deixar um beijão e saber da Nanã
    vou aos açores 8/10 dias e depois FALAREMOS!
    beijinhos a todos

    ResponderEliminar
  6. Olá Mer: Lindissimo, não sabia que estavas a par da História de Santa Monica e Seu filho Santo Agostinho Doutor da Igreja,adorei ler os tues escritos,
    Beijos
    Santa Cruz

    ResponderEliminar
  7. Olá amiga e Doce Mer,
    Bela, sublime a história de vida destes dois Seres ímpares, Santa Mónica e Santo Agostinho.
    Uma mãe que sofreu por seu filho e que com a oração foi ouvida por Deus.
    Que este excelso exemplo seja um incentivo para todos os que lutam por seus objectivos acreditem que Deus os ouve e vai operando maravilhas nas suas vidas.
    Muito grata por ter relembrado este maravilhoso exemplo de dois dos mais marcantes Vultos da História da Igreja.
    Deixo-lhe um beijinho extensivo a sua preciosa Família.
    Com a minha amizade,
    Ailime

    ResponderEliminar
  8. Oi Mer
    Bom aprender mais sobre a vida religiosa.
    Já andava saudosa das suas mensagens de reflexão , amor e dedicação a Palavra .
    deixo abraços desejando uma ótima semana

    ResponderEliminar
  9. Amiga e Doce Mer,
    Fico muito feliz pelo vosso regresso e principalmente pelas boas notícias!
    Agradeço a sua atenção e vamos pedir ao Senhor que continue a abençoar a vossa Família, todas as Famílias.
    Um beijinho com o meu carinho.
    Desejo uma noite bem descansada para todos vós.
    Com a minha amizade,
    Ailime

    ResponderEliminar
  10. Obrigada por o que aqui aprendo.
    Um beijo

    ResponderEliminar