
«O essencial é o começo. É aí, no começo, que as forças novas se põem em marcha e se orientam. Para se agir correctamente, há que começar sempre por procurar a luz. Quando é noite não vos precipitais na escuridão para ir procurar um objecto ou começar um trabalho; primeiro acendeis uma lâmpada para poderdes ver, e depois é que agis. Pois bem, em qualquer situação da vida, precisais, em primeiro lugar, de acender a luz, isto é, de vos concentrardes, de vos recolherdes, a fim de saberdes como agir. Se não tiverdes esta luz, ireis para a esquerda, depois para a direita, batereis a várias portas e não fareis nada de bom...
...E é assim que, graças ao pensamento que introduzistes logo de manhã na vossa mente e no vosso coração, podereis inscrever esse dia no grande Livro da Vida.
E, posto que tudo se inscreve, uma vez que tereis vivido um dia esplêndido, um dia de vida eterna, ele não só ficará registado, não só não morrerá, como irá impelir todos os dias que se lhe seguem a que sejam semelhantes a ele. Tentai viver correctamente pelo o menos um só dia, pois esse influenciará os outros: convidá-los-á para lhes falar e os convencer a serem como ele, equilibrados, ordenados, harmoniosos.»